Uma mostra comemorativa dos 10 anos do Centro de Formação, Tecnologia e Pequisa Milton Santos (Cefortepe) será exibida no Paço Municipal entre os dias 3, segunda-feira, e 7 de dezembro, sexta-feira, entre 7h30 e 19h. O órgão da Secretaria Municipal de Educação (SME) auxilia na formação dos profissionais da rede de ensino. A exibição terá imagens e vídeos de programas desenvolvidos nas escolas municipais com apoio da formação do Cefortepe. Uma parte das imagens foi feita por alunos. A abertura será às 14h30 de segunda-feira, dia 3.
Entre os estudantes que terão suas fotos exibidas na Mostra está Larissa Corrêa de 13 anos. Ela estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Leão Vallerie, no Parque Valença. Seu principal passatempo é a fotografia, inclusive dentro da escola, nos intervalos. É dela a foto de uma bela cena da natureza, uma borboleta que tentava pousar em uma flor rosa. A imagem foi feita no intervalo das aulas.
Larissa começou a se dedicar mais à fotografia no começo deste ano, com a câmera que ganhou de presente dos pais, mas ela já se interessava pelo tema há muito mais tempo, nem se lembra de quando começou a brincar com o flash das antigas câmeras analógicas que tinha em casa, aquelas que ainda dependiam de rolos de filme.
O hobbie chamou a atenção da equipe da Leão Vallerie. O professor de educação física, Moysés dos Santos Jr. já trabalhou com fotografia e filmagem e incentiva os alunos que gostam de registrar o mundo a continuarem praticando e aprendendo a técnica. Ele também costuma dar algumas dicas quando necessário.
Foi com empolgação que Santos convidou Larissa para ser a fotógrafa oficial da EMEF Padre Leão Vallerie nos Jogos Escolares Municipais (JEM), realizados em outubro. O professor acredita que experiências como essa ajudam os estudantes a ver o mundo de forma diferente, mais sensível, e os jovens acabam compartilhando esta sensibilidade com os adultos, “o aluno tem outro olhar, outra lente do JEM”, conta.
A fotógrafa registrou não só imagens de sua equipe, mas tudo o que achou bonito ou interessante na competição e que merecia ser visto pelos outros, e por isso foi convidada a compor a galeria de imagens da Mostra.
Larissa é tímida, ansiosa e não se considera uma grande fã de esportes, não fez parte de nenhuma competição dos Jogos Escolares, por exemplo. Mesmo assim estava ansiosa para o evento, isso porque já sabia que iria registrar a “olimpíada” da Rede. Ela acaba deixando a timidez um pouco de lado para falar da fotografia, conta que quando resolveu aprender mais da técnica foi amor à primeira vista, “me apaixonei na hora”.
A estudante está desenvolvendo seu olhar de fotógrafa, que inclui a sensibilidade de apreciar o que é belo, mas também uma visão técnica de como fazer registros fiéis aos sentimentos ou a beleza da cena, seja improvisando um tripé para fotografar a lua ou decidindo qual o melhor ângulo para registrar um time de futebol. Larissa tem outras palavras para descrever a visão de fotógrafo, é olhar para algo e pensar “isso aqui tá muito lindo, tenho que tirar uma foto”.
A estudante é um exemplo de como os projetos escolares podem servir para desenvolver talentos que vão além da sala de aula e até além do que se poderia imaginar na elaboração dos programas. “Eles (os projetos) possibilitam essas vivências e com elas os alunos descobrem afinidades”, disse Jane Gerodo, coordenadora setorial de formação do Cefortepe.
SERVIÇO:
Mostra dos 10 anos do Cefortepe
Data: de 3/12 a 7/12
Horário: Saguão da Prefeitura – das 7h30 às 19h; Abertura às 14h30 da segunda-feira(3)
Local: Prefeitura Municipal, Av. Anchieta 200 – Centro
Imagens: Divulgação – Larissa foi a fotógrafa oficial dos jogos.
Mais em: Campinas