Prêmio

Brasileira ganha prêmio de excelência acadêmica e abre consultoria universitária nos EUA

Há 5 anos, Letícia Schwartz auxilia jovens e adultos a ingressarem em Universidades nos EUA.

Há um crescimento na busca pela formação universitária nos EUA, segundo o relatório Open Doors (fonte de pesquisa subsidiada pelo Departamento de Estado Americano e Instituto de Educação Internacional dos EUA) e, ao mesmo tempo, a necessidade de uma rede de apoio estrutural e mental para os estudantes. Letícia Schwartz, da Greenwich College Prep, radicada em Connecticut, Estados Unidos, tem essa preocupação ao auxiliar jovens a aplicarem para programas de bacharelado, mestrado e doutorado.

As universidades americanas estão sempre interessadas em bons alunos brasileiros, já que estes têm ótima reputação nos EUA.  O objetivo é tornar os campi americanos mais diversos e, com isso, contar com diferentes pontos de vista e troca de opiniões. Essa pluralidade enriquece o ambiente da sala de aula, os debates, as conversas, a troca de pensamento.
Os números também são animadores. Na Yale, dos 1.647 alunos que ingressaram em 2023, 12% são oriundos de outros países. Já na Princeton, esse percentual sobe para 14% (de 1.366) e a Emory mantém o mesmo percentual para 3.543 ingressos.

Greenwich College Prep
A Greenwich College Prep está localizada em Connecticut, na região de New England, região conhecida pela alta concentração de universidades localizadas entre Connecticut, New York, New Jersey, District of Columbia (Washington D.C) Massachusetts e Pensilvânia.

O projeto iniciou com uma amiga da consultora que pediu sua ajuda com a aplicação de seu filho. A partir daí as indicações foram crescendo e Letícia foi percebendo a crescente demanda por orientação e preparação, além das dificuldades que um imigrante enfrenta quando se candidata para uma universidade fora do país. Com isso, um novo negócio se formou.

Os dados do Open Doors mostram que o número de brasileiros em cursos de graduação e pós nos EUA subiu 7,6% no ciclo 2022/2023 em comparação com o período anterior, o que resultou em 16.025 estudantes.

Isso vai muito além da rede de apoio emocional, é necessário entender as nuances dos programas acadêmicos e os pontos únicos de cada instituição para poder criar o relacionamento ideal entre o estudante e a universidade.

Por isso, esse tipo de preparação pode ir desde o básico de uma aplicação, passando por bootcamps de redação, amparo em todo o processo até inscrições para pós-graduação. A consultoria está associada à IECA (Independent Educational Consultants Association), HECA (Higher Education Consultants Associations) e NACAC (National Association for College Admission Counseling). Uma rede internacional que permite contato direto com secretários acadêmicos, ex-alunos, professores e outros consultores universitários criando uma comunidade da educação. Através de conferências regionais, eventos, palestras e workshops, os consultores criam uma rede de apoio tanto com outros consultores como com as universidades e trocam informações sobre casos, aplicações diferenciadas e desafios existentes.

Sobre Letícia Schwartz
Letícia Schwartz é formada no Brasil em Economia e nunca imaginou que seu trajeto profissional pudesse ter tantos caminhos diferentes ao migrar para os EUA em 1997. Chegando neste país, a consultora fez uma mudança radical de carreira, estudando gastronomia e depois jornalismo.

Em 2010, unindo as duas profissões, Letícia publica seu primeiro livro sobre a cozinha brasileira ‘The Brazilian Kitchen (Kyle Books)’ e é premiada na Gourmand Awards em Paris na categoria de melhor livro de culinária latina. Em 2014, seu segundo livro ‘My Rio de Janeiro (Kyle Books)’ gera um convite para que ela vá cobrir as Olimpíadas no Rio 2016, como jornalista da NBC Universal.

Com a chegada da pandemia, a jornalista e gastróloga volta às salas de aula, aos 47 anos e se forma com um mestrado em comunicação pela Fairfield University. Ao ingressar na Fairfield, ela passa a trabalhar na universidade e começa a adquirir conhecimento sobre vários aspectos do processo de admissão e do funcionamento de uma instituição educacional. A partir daí, funda a Greenwich College Prep e inicia um trajeto de preparação e apoio a estudantes que queiram ingressar em universidades americanas.
‘O coração do trabalho de um consultor universitário é justamente estudar universidades e conhecer as nuances, os programas acadêmicos e os pontos únicos de cada instituição para poder entender e orientar qual é o melhor caminho entre o estudante e a universidade.’, ressalta Schwartz.
A consultora comenta que a proximidade e o conhecimento profundo das necessidades que trazem as famílias e os estudantes é fundamental em todo o processo. ‘É necessário ouvir e estar disponível para que os alunos se sintam apoiados durante o todo o trajeto.’, reforça Letícia.

Prêmio Acadêmico
A consultora foi reconhecida pela Fairfield University, com o prêmio de excelência acadêmica ‘Outstanding Academic Achievement’,  do Professor James J. Keenan Award.

Imagens: Divulgação

Mais em: Greenwich College Prep e M-Caramalac

Mais Acessadas

To Top