Estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Programa Jovens Embaixadores, que seleciona 50 estudantes do ensino médio da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O público-alvo são alunos de todo o Brasil que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. As inscrições para o processo seletivo online vão até 11 de agosto.
O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Em Campinas tem a colaboração do Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas (CCBEUC) e apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.
Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 10 de janeiro de 2020, cursar o ensino médio na rede pública (municipal, estadual ou federal), ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano. De acordo com o edital, também serão avaliadas características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e proatividade. As inscrições devem ser feitas no site oficial do programa www.jovensembaixadores.org.br
Como participar
Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 11 de agosto para preencher uma ficha de inscrição online, disponível no Facebook do programa (www.facebook.com/JovensEmbaixadores) ou no próprio site. Depois do preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se adequam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.
As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, onde participam do English Immersion Program (EIP), um programa de imersão na língua e na cultura americana, com todas as despesas pelos organizadores do programa. A lista com os nomes dos aprovados para a viagem aos Estados Unidos será divulgada no dia 31 de outubro. A viagem está programada para janeiro de 2020.
O programa
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.
Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família estadunidense, assistem a aulas e participam de atividades ligadas a responsabilidade social e empreendedorismo.
Todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores, como transporte aéreo, acomodação, seguro saúde, refeição e programação cultural, são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, Embaixada dos EUA e seus parceiros do setor privado. O único custo que fica a cargo do participante é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.
Pré-requisitos para se candidatar:
– Ter nacionalidade brasileira;
– Ter entre 15 e 18 anos;
– Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira;
– Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
– Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
– Jamais ter viajado aos Estados Unidos;
– Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
– Ter excelente desempenho escolar;
– Ter perfil de liderança e iniciativa;
– Ser comunicativo(a);
– Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
– Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.
Informações e inscrições:
Site: www.jovensembaixadores.org.br
Facebook: www.facebook.com/JovensEmbaixadores
Imagem: Divulgação
Mais em: Campinas e Programa Jovens Embaixadores