Por Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional – Brasília
O chocolate sempre fez parte da vida da Rosália de Castro. Ela conta que a iguaria está presente em todas as festas e comemorações de família e que tem um significado muito especial.
E no Dia Mundial do Chocolate, é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação. A nutricionista Caroline Romeiro explica que o cacau tem efeitos positivos para o organismo, inclusive, prevenindo doenças e melhorando a imunidade.
Mas é preciso ter cuidado com o excesso: em grande quantidade, pode fazer mal à saúde. O ideal é consumir chocolates com mais concentração de cacau. Caroline explica que aqueles chocolates com 70% ou mais de cacau são os mais saudáveis e tem uma quantidade menor de açúcar. Ela destaca ainda o que o excesso no consumo desse doce, tão amado, pode prejudicar a saúde.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, em 2021 foram produzidas mais de 700 mil toneladas de chocolate.
Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi
Imagem: Divulgação – Foto abertura Food Photographer | Jennifer Pallian no Unsplash
Mais em: EBC Agência Brasil