Saúde

“Abril Azul: desmistificando o autismo” é tema de live do Vera Cruz Hospital

Bate-papo entre o médico neurologista e neuropediatra Dr. André Leite Gonçalves e o estudante autista Arthur Garcia será na terça-feira (19), às 19h.

No mês de conscientização sobre o autismo, o Vera Cruz Hospital realiza uma live para desmistificar o autismo. Nesta terça-feira (19), às 19h, o médico neurologista e neuropediatra Dr. André Leite Gonçalves abordará assuntos, como a importância do diagnóstico precoce, quais os sinais de que uma pessoa é autista e os tratamentos que auxiliam no desenvolvimento de várias aptidões.

O evento será conduzido pelo jovem autista Arthur Garcia. Para acompanhar, basta entrar no perfil do hospital no Instagram: @veracruzcampinasO mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Conhecido popularmente como autismo, a condição acomete as múltiplas áreas de funcionamento do cérebro e prejudica a integração social, a fala, a comunicação não verbal, a capacidade de aprendizado da criança e como expressar as emoções. Um estudo publicado pela revista científica JAMA, feito com mais de dois milhões de crianças, apontou o fator genético como a principal causa em 80% dos casos confirmados de TEA.

O médico neurologista e neuropediatra do Vera Cruz Hospital, Dr. André Leite Gonçalves, explica que o diagnóstico deve ser usado como uma ferramenta para que os pais consigam auxiliar seus filhos a se desenvolver. “É preciso que a família olhe para dentro da criança, identifique as suas necessidades e as acolha. Isso é fundamental para seu crescimento. O reconhecimento do autismo deve ser encarado como positivo, pois, com ele, os pais podem lidar com todas as adversidades que a condição traz, facilitando todas as questões de vida do filho”.

O jovem Arthur Garcia é autista e ativista da causa, tem 18 anos e acaba de iniciar o curso de medicina no Guarujá, no qual passou em quinto lugar, para se dedicar à psiquiatria e ajudar outros autistas. Ele contará um pouco sobre como superou o preconceito e os obstáculos da doença e como o diagnóstico, aos treze anos, foi um divisor de águas positivo para receber o tratamento correto e poder se desenvolver. “Ter pais que conseguiram identificar as minhas necessidades sem me impor o que a sociedade prega foi fundamental. Todo o meu acompanhamento foi com uma equipe multidisciplinar, interligada ao sistema de ensino que, desde cedo, praticou a integração com a sociedade”.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 78 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 154 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase cinco anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

Imagem: Divulgação – Foto abertura Dawid Sokołowski no Unsplash

Mais em: Vera Cruz HospitalWGO Comunicação

Mais Acessadas

To Top