Arte

A Experiência da Sabedoria e O Cabra da Peste sob um novo olhar

Qual é a expressão da tua arte? A arte existe de tantas formas e bebe de tantas fontes que me pergunto se não seria ela infinita. Ela pode nascer de um sorriso, da natureza, de um sentimento, de um lugar ou do quão bonita a lua está em uma noite específica. No caso desse projeto, a arte surgiu para mostrar que tudo isso aparenta ser mais bonito na Bahia.

Em “A Brasilidade da Bahia. A Baianidade do Brasil” toda essa beleza é apresentada nos retratos dos mais singelos detalhes daquela terra maravilhosa e de seu povo que é o principal homenageado desse ensaio. Essa beleza está no riso das crianças, nas pedras que constroem as casas, na água do mar que banha o litoral, nas fitinhas de Senhor do Bonfim que lá são tão vistas, mas que tenho certeza de que já foram também vistas em outros tantos lugares desse Brasil em toda sua enormidade – que contém muito da Bahia.

Agora, o ensaio “A Brasilidade da Bahia. A Baianidade do Brasil” abre as portas e serve de ponto de partida para que a arte renasça e se expresse de uma maneira diferente, a partir do olhar de Jamal sobre o olhar de Bruno Matteo.

Jamal, que expressa sua arte por meio de desenhos e pinturas que trazem notório protagonismo para personagens negras – sendo influenciado por aspectos artístico-culturais africanos – trouxe uma nova forma de representação para os retratos “O Cabra da Peste” e a “Sabedoria da Experiência” que, por sua vez, representam uma parte sem a qual a Bahia não seria nem de longe tão bonita e especial: seu povo.

É como diria Jorge Amado em Bahia de Todos-os-Santos: “aqui toda a cultura nasce do povo, poderoso na Bahia é o povo, dele se alimentam artistas e escritores”.

E ele estava certo. Décadas vão e vem, mas a Bahia e seu povo tão singular seguem sendo fonte de inspiração e admiração. Nessa união entre Matteo e Jamal, nossa Bahia, toda a sua história e seus mais característicos personagens são representados e honrados através de uma nova luz.

Sobre Bruno Matteo e Jamal

Bruno Matteo é um fotógrafo de 27 anos, especializado em FineArt, que vem trazendo um olhar diferenciado para aspectos do dia a dia, por meio de suas obras.

A carreira de Matteo teve início há pouco mais de três anos, desde então, o fotógrafo passou a percorrer o mundo, imprimindo seu olhar particular em fotografias autorais de paisagens contemplativas, arquitetura, natureza e o povo com suas singularidades. Criador também das obras: Olhos que sorriem, Mansa Musa: majestoso, histórico e preto e Nhaderu Rebguai.

Já Valdir Borges da Silva Jr. – também conhecido como Jamal – é natural de Martinópolis, interior de São Paulo, e teve contato com a arte desde muito novo, tendo estudado desenho artístico na adolescência.

Após quase três anos atuando como psicólogo no SUS, Jamal começou a se dedicar à pintura no início de 2021, movido pelo desejo de chacoalhar seus pilares e buscar novos caminhos em meio à pandemia. Entre as técnicas que mais utiliza estão a tinta acrílica, giz pastel oleoso e, mais recentemente, carvão vegetal.

Imagens: Divulgação – Fotos Bruno Matteo e Jamal

Mais em: Bruno Matteo e Jamal

Mais Acessadas

To Top