Gastronomia

Volte às origens neste Dia da Pizza

Por Prazeres da Mesa

Celebrada em 10 de julho, a pizza tem diversas versões pelo mundo, com destaque para a napolitana, que conquista cada vez mais fãs por onde passa.

A seis mil anos atrás, nascia um dos alimentos mais amados mundo afora: a pizza. Com uma data só para ela, o Dia da Pizza, é celebrado em 10 de julho e é uma ótima oportunidade para você se deliciar com a receita. Mas, antes de pegar garfo e faca, que tal saber como tudo começou?

A história da pizza se inicia com egípcios e hebreus saboreando uma fina massa, feita com farinha e água. Mas, conforme os séculos se passaram, a receita foi sendo aprimorada. Em 300 a.C., por exemplo, a tal massa recebeu dos fenícios a cobertura de carne e cebola.

Mais tarde, na italiana Nápoles, os ingredientes foram melhor selecionados e o queijo foi adicionado à cobertura, assim como outras combinações de sabores. Mas foram os norte-americanos, após a 2ª Guerra Mundial, que ajudaram a pizza a cruzar fronteiras e ganhar o mundo.

Hoje, ela pode ser encontrada em diferentes versões pelo mundo, incluindo as americanas, como a famosa pizza de Chicago. Também chamada de pizza estufada, ela lembra uma torta graças às bordas com cerca de quatro dedos de altura. Ou ainda a versão brasileira, com cobertura farta, massa que pode variar entre fina ou grossa, e borda crocante.

Mas, apesar de todas as variações, há sempre espaço para a receita mais clássica. Na Itália, as redondas servidas em porção para uma pessoa têm a leveza da massa de fermentação natural e bordas grossas, com protagonismo do molho de tomate – de boa qualidade! – e finalização com ingredientes frescos, além de ser assada em forno a lenha.

Conhecidas no Brasil como pizzas napolitanas, essas redondas estão dividindo cada vez mais a cena com as clássicas brasileiras. Exemplo disso é a Seo Basilico, pizzaria na Mooca que serve de 150 a 200 discos da receita italiana, por noite.

“Pesquisamos muito os sabores mais tradicionais da Itália para criar o cardápio. Mas tem uma pizza que entrou para ficar um mês e virou uma das nossas queridinhas: é a de mortadela al limone”, conta Vinícius Braune, um dos sócios da casa, sobre a pizza que leva mortadela, mussarela de búfala, pistache e limão-siciliano.

Para quem vai aproveitar o Dia da Pizza por lá, duas dicas importantes: chegue cedo e escolha uma das cadeiras do balcão, onde é possível ver a mágica acontecer e os discos de massa serem transformados em receitas cheias de sabor.

CLIQUE AQUI e confira um roteiro para apreciar essa iguaria que tanto amamos.

Imagens: Divulgação – Seo Basilico | Foto Tati Frison

Mais em: Prazeres da Mesa

Imagem: Divulgação – Seo Basilico | Foto Tati Frison

Mais Acessadas

To Top