Tecnologia

Tecnologia é aliada a saúde no retorno às atividades

Aparelhos como câmeras térmicas permitem identificar, sem o contato físico, temperaturas corporais elevadas que podem indicar febre.

Com o retorno gradual das atividades é necessário redobrar os cuidados e adotar novas medidas preventivas contra o novo coronavírus que sejam eficientes e garantam a segurança em todos os ambientes. As tecnologias aliadas a área da saúde ajudam a detectar sintomas, sem que as pessoas entrem em contato, são as grandes protagonistas neste cenário, já que otimizam a prevenção e priorizam a saúde do coletivo.

Câmeras térmicas

As tecnologias por aproximação, que não requerem o contato físico, ganham maior importância, pois são soluções práticas e preventivas que não colocam as pessoas em risco. A termografia é o método mais inovador e avançado de diagnóstico por imagem digital existente, hoje, no mundo, fornecendo um mapa visual das temperaturas da pele em tempo real. A adoção deste tipo de equipamento é extremamente benéfica devido à precisão, o rápido tempo de resposta, a eficiência e a segurança em seu manuseio.

De acordo com Thomas Miliou, CEO da Poliscan Brasil, empresa que comercializa câmeras termográficas da líder mundial de mercado FLIR, estes aparelhos são a melhor opção para aferir temperatura com vantagem de ser feita a distância. “As câmeras são as únicas adequadas para triagem de febre, com sensibilidade capaz de medições tão precisas quanto 0,3 °C no modo de aferição. Além de evitar que o contágio se espalhe, essa é uma forma de identificar as pessoas que estão doentes e assim direcioná-las para acompanhamento médico necessário. Mas, todas as normas da ISO precisam ser seguidas, caso contrário, os resultados podem ser inconclusivos”, explica Thomas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial vem ganhando novas funcionalidades na área da saúde, sendo possível construir mecanismos eficientes que ajudam a solucionar os mais diversos problemas. Atualmente a IA vem sendo aplicada no desenvolvimento de novos sistemas que vão desde aplicativos, assistentes que respondem perguntas relacionadas ao tema, e até plataformas que contribuem com o diagnóstico do coronavírus.

Sobre a Poliscan Brasil
Há 11 anos, a Poliscan Brasil atua no segmento da saúde, comercializando, no Brasil e toda América Latina, a marca FLIR, líder mundial na fabricação de câmeras de termografia infravermelha com mais de 50 anos de mercado.

A Poliscan fornece câmeras para hospitais, clínicas médicas, veterinárias, fisioterapêuticas, empresas privadas, como a Samsung e a LG, e times de futebol, como Flamengo, Grêmio e Avaí. Sua tecnologia é a mais avançada e a única adequada para aferições de saúde e triagem de febre, com sensibilidade capaz de medições tão precisas quanto 0,07 °C — enquanto no Brasil, outras câmeras disponíveis, hoje, são inadequadas para uso na saúde, com margem de erro de até 5 graus.

Imagem: Divulgação

Mais em: Poliscan Brasil e Novità Comunicação

Mais Acessadas

Início