Saúde

SUMARÉ: Com palestras, desfile, caminhada e muitas atividades, “Outubro Rosa” foca na prevenção e autocuidado das mulheres

Prevenção! Com a proximidade de outubro, esse é o objetivo da Prefeitura de Sumaré, que está mobilizada na conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde, principalmente para prevenir o câncer de mama.  A abertura oficial da campanha “Outubro Rosa”, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade,  será no dia 1º de outubro, às 8 horas, no anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. A entrada é livre e gratuita para toda a população. Além de palestras sobre a saúde da mulher, também haverá serviços de saúde, equipes de beleza, atividade interativa com fisioterapeuta e cadastramento das cem primeiras pessoas para exames de mamografia.

Diversas atividades, totalmente GRATUITAS, foram preparadas, sempre com foco na prevenção e com o objetivo de incentivar a autoestima dos sumareenses. Para isso, estão programados mutirões de exames (mediante agendamento), palestras, desfile e caminhada de conscientização, além de atividades internas nas unidades de saúde.

“Desde 2017, ofertamos mais de 21 mil exames preventivos de mama e intensificamos nossas campanhas de conscientização e orientação. Convidamos toda Sumaré a vestir o rosa nos auxiliando no trabalho de valorizar a mulher em suas particularidades – a começar pelo incentivo ao autocuidado, tão importante para a nossa saúde e também para a nossa autoestima. Teremos várias palestras com especialistas e também estamos ampliando a oferta de exames preventivos – muito importantes para a detecção precoce de doenças que, se tratadas no início, têm grandes chance de cura. Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

“A prevenção começa pela informação, pela conscientização, e este é o trabalho que será desenvolvido durante o próximo mês. Visando sempre a humanização na saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, nosso compromisso é trabalhar com a prevenção e, por isso, Sumaré não poderia ficar de fora desta mobilização. Trabalhamos para promover a qualidade de vida da população, sem distinções. Implantamos na UPA Macarenko a ‘Sala do Bem’, que acolhe pessoas vítimas de abuso físico e psicológico, o Centro de Longevidade, exclusivo para atendimento da Melhor Idade, duas unidades do Centro da Criança, para assistência aos pequenos, a Base de Excelência da Mulher, um espaço totalmente reservado para atender nossas mulheres. Isso é comprometimento e respeito com o ser humano, com a vida!” falou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

DESFILE

A exemplo de 2018, o Fundo Social, em parceria com a Enflor Moda, promove a segunda edição do “Desfilando pelo Bem”. O evento será no dia 5 de outubro, às 19 horas, no San Vile Hall, localizado na Avenida Angelo Ongaro, n° 1.483, Vila Menuzzo, e contará com mulheres, todas voluntárias, dos mais diversos manequins e idades, desfilando.  Os ingressos custam R$ 20 reais e toda a renda será revertida para o Fundo Social, para a Campanha de Brinquedos.  Os ingressos podem ser adquiridos na loja Enflor, na rua Américo Menuzzo, n° 176, Vila Menuzzo.

BASE DE EXCELÊNCIA DA MULHER ITINERANTE

Para a oferta e distribuição de mais de 2.500 senhas para triagem de mamografia na Base de Excelência da Mulher, na região central, haverá a BEM Itinerante, promovida nas feiras livres da cidade. Durante o evento, haverá orientações de saúde e tendas com serviços de prevenção. As atividades serão sempre das 7 às 12 horas.

A primeira feira a receber a Base da Mulher Itinerante será a feira livre da rua Piauí, em Nova Veneza, no dia 5 de outubro. No dia 6, o serviço estará na feira da Avenida Minasa, no Matão. No dia 12, os trabalhos ocorrerão na feira da Avenida Rebouças, no centro, e dia 13, na feira do Jardim Calegari. Já no dia 26, a BEM Itinerante estará na feira livre do Jardim Nova Terra, no Matão, e no dia 27, na feira da rua Oswaldo Vaccari, no Jardim Maria Antônia.

CAMINHADA

A campanha contará também com uma grande caminhada, que visa à conscientização da população com relação aos cuidados à saúde da mulher. A atividade acontecerá no dia 20 de outubro (domingo), às 8h, com concentração na Praça Manoel de Vasconcellos, onde também haverá aula de zumba, alongamento e tendas de orientações em saúde.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), unidades de saúde e Fundo Social, localizado na rua Dom Barreto, n° 1.377, centro.

Confira toda a programação da campanha “Outubro Rosa” no site da Prefeitura de Sumaré.

Imagens: Divulgação – Abertura / FreePik

Mais em: Sumaré

Mais Acessadas

Início