Bate-papo entre a médica clínica e nutróloga Gisele Figueiredo Ramos e a influenciadora digital Marta Gomis será na quinta-feira (10), às 19h.
O Vera Cruz Hospital realiza, nesta quinta-feira (10), às 19h, uma live com a médica clínica e nutróloga Gisele Figueiredo Ramos para discutir a importância do autocuidado na qualidade de vida e saúde da mulher. O evento será conduzido pela influenciadora digital Marta Gomis e, para acompanhar, basta entrar no perfil do hospital no Instagram: @veracruzcampinas.
Serão discutidos assuntos, como a importância de a mulher tirar um tempo para si, de se priorizar e da necessidade do autocuidado, tendo como gancho a semana que abriga o Dia Internacional da Mulher (8), data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para simbolizar a histórica luta por direitos e condições equiparadas às dos homens, além do combate ao machismo e à violência e a promoção dos cuidados com a saúde.
Saúde da mulher
O autocuidado é classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a capacidade individual de promover e manter a saúde e de prevenir e lidar com doenças. “Não devemos tentar nos encaixar em um estereótipo, que cobra um padrão de beleza, estética. Isso não é saudável e causa danos à saúde. No Instagram, por exemplo, somos inundados por fotos que pregam a vida perfeita, inclusive de pessoas cujos corpos seguem um determinado padrão. E isso faz muita gente se sentir mal, quando, na verdade, o mais importante é que as mulheres estejam bem com elas mesmas, que busquem pela leveza e pelo equilíbrio, se dando o direito de aproveitar a vida”, explica Gisele.
A médica ressalta que a ausência de olhar para si pode trazer reflexos negativos, como depressão, ansiedade, angústia e transtorno alimentar. “A mulher não se prioriza e, muitas vezes, se deixa de lado para cuidar da família e dos filhos. Não se alimenta corretamente, não pratica atividade física, e isso pode acarretar diversas doenças. Para que ela possa estar bem com as outras pessoas, ela deve estar bem com ela mesma, ter um tempo para si, pois isso só vai agregar”, alerta.
Marta Gomis, que conduzirá a live, é influenciadora digital há 10 anos e “virou a chavinha” do autocuidado há três. Responsável pelo blog “Maria Babona”, ela, que antes compartilhava as alegrias e desafios da maternidade nas redes sociais, hoje, divide com seus 48 mil seguidores a rotina de autocuidado. “Senti a necessidade de me redescobrir como mulher, agora com várias funções, de tirar um tempo para olhar e cuidar de mim, sem culpa de não estar sendo uma boa mãe. Pelo contrário. Se eu estou bem, posso me dedicar melhor para esse papel”, completa.
Sobre o Vera Cruz Hospital
Em 78 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quatro anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.
Imagens: Divulgação – Foto abertura Caique Silva no Unsplash
Mais em: Vera Cruz Hospital e WGO Comunicação