Internet

Rainhas do Radiador lança série de vídeos no Youtube inspirando as crianças a cuidarem da natureza

O material integra o projeto “Asas do Mundo” com o qual o grupo convida o público infantil para uma incrível jornada por um universo de aves excêntricas e divertidas, inspirando reflexões sobre o que é vida e o cuidado com a natureza. 

Websérie “Passarinhando” usa brincadeiras circenses para inspirar crianças a cuidarem da natureza

O coletivo Rainhas do Radiador (@rainhasdoradiador) acaba de estrear o espetáculo infantil “A Extraordinária Viagem ao Reino das Asas”, através do projeto “Asas do Mundo” contemplado no edital PROAC 07/2022 – Criação de espetáculo de Circo. O espetáculo reflete sobre a importância da preservação do meio ambiente e convida o público infantil para uma incrível jornada, inspirando uma reflexão sobre o que é vida e o cuidado com a natureza.

E como parte das ações desse projeto, de 15 a 19 de agosto de 2023, o grupo lança uma série de vídeos em seu Canal do Youtube chamada “Passarinhando”, onde as palhaças Rufina (interpretada por Aline Hernandes) e Pira (interpretada por Ana Pessoa) promovem atividades circenses lúdico-ambientais voltadas para crianças. A série é recomendada para crianças de 5 a 9 anos, e não é necessário ter assistindo o espetáculo antes para compreender o roteiro dos episódios.

A cada dia, sempre às 12h, um novo episódio será disponibilizado com uma proposta lúdica e educativa para as crianças. Os temas são “Equilibrar”, onde as palhaças traçam um panorama entre o equilíbrio mental e atividades que incentivam o equilíbrio no corpo; “Pular”, que fala sobre animais que pulam e jeitos de pular; “Voar” que explica como as aves voam e faz uma ponte com as asas da imaginação; e “Plantar” que explica como nascem as flores e as plantas.

A terceira personagem da série é a Coruja, uma boneca estilo muppet, criada pela artista Endira Drumond, que é uma espécie de sábia, que surge todas as vezes em que as palhaças Pira e Rufina têm alguma dúvida.

O último vídeo da websérie, que será disponibilizado no dia 19 de agosto, é um vídeo palestra feito pelo núcleo artístico sobre curiosidades do processo de criação de um espetáculo teatral como o “A extraordinária viagem ao reino das asas”, além de comentários sobre as ações do projeto que visa contribuir para a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.

Para a criação da websérie “Passarinhando”, o grupo realizou uma pesquisa de animação, que resultou na abertura dos vídeos, que contam ainda com músicas autorais compostas por Aline Machado, Jussara Freitas, Aline Hernandes e Heraldo Firmino.

A animação foi feita por Ananda Radhi que trabalhou junto com Cassio Kelm na captação de imagens e edição. Os roteiros são de Aline Hernandes e o projeto contou com a assessoria pedagógica e de acessibilidade de Carine Abrahão.

Todas as atividades do projeto visam abordar de forma divertida a temática ambiental, tão urgente de ser discutida e trabalhada. E para ampliar o acesso ao conteúdo para além de fronteiras comunicacionais, todos os vídeos têm tradução em Libras, legendas, Áudio descrição, além de uma pesquisa de movimentos corporais que contribuem para a acessibilidade.

As Rainhas do Radiador pesquisam a comicidade física feita por mulheres. Com esquetes, acrobacias, cenas clássicas e autorais, as artistas usam excentricidade e irreverência, não apenas para colocar mulheres em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de outras personagens femininas.

SERVIÇO: Websérie “Passarinhando” 

Com Rainhas do Radiador

Sinopse: Série de vídeos onde as palhaças Rufina e Pira promovem atividades circenses lúdico-ambientais voltadas para crianças e resolvem suas grandes dúvidas com a ajuda da sábia Coruja. A cada episódio um novo tema, junto com uma proposta lúdica e educativa para as crianças.

Online – Grátis 

Recomendado para crianças de 5 a 9 anos

Quando: 15 a 19 de agosto de 2023 (quinta-feira) – Horário: 12h

Onde assistir: Canal do Youtube das Rainhas do Radiador

Link: https://www.youtube.com/@rainhasdoradiador5958

Imagens: Divulgação – Fotos Rogério Gonzaga

Mais em: Rainhas do Radiador e Luciana Gandelini

Mais Acessadas

To Top