Música

Orquestra Sinfônica de PIRACICABA anuncia volta dos ensaios abertos

Mudança vale para programa do dia 27 de abril, no Teatro Dr. Losso Netto; sessões acontecem às 17h30 e 20h.

Ingressos poderão ser retirados pela Internet ou na bilheteria do teatro

Local: Piracicaba, SP

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) contará com uma sessão extra nos concertos da Temporada 2019, a partir deste mês, por causa da alta procura por ingressos. Com isso, além dos concertos noturnos, às 20h, o público terá a opção de acompanhar o ensaio geral aberto, às 17h30. A distribuição dos ingressos GRATUITOS acontece pela internet e na bilheteria do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As alterações passam a valer para sessões de 27 de abril, sob regência do maestro Thiago Tavares e solo do violinista piracicabano Claudio Micheletti.

“Com a mudança dos concertos, do Teatro do Engenho para o Teatro Dr. Losso Netto, esperávamos que uma sessão fosse suficiente, já que esta Casa de Espetáculos tem quase o dobro de capacidade da anterior. No entanto, durante a estreia da Temporada, em março, a alta procura por ingressos demonstrou o alto interesse do público. Por isso, abrir a sessão vespertina é a forma de atender ao pedido da população”, explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. “Conversamos com os músicos e com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, que aceitaram a proposta”, reforça o maestro.

Segundo Jamil Maluf, a entrega dos ingressos presencial e on-line irá atender aos que não tiveram condições de retirar pela internet e também os que não possuem facilidade com tecnologia (como parte do público da terceira idade, que costuma frequentar com regularidade os concertos da OSP).

A distribuição dos ingressos também tem novos critérios. A partir das 9h da quinta-feira anterior ao concerto serão disponibilizados, pelo site www.megabilheteria.com, 3/4 da lotação do teatro, para o concerto de sábado, às 20h. Já os 3/4 dos ingressos para a sessão das 17h30 de sábado estarão disponíveis no site Mega Bilheteria a partir das 9h da sexta-feira anterior ao concerto.

No sábado, uma hora antes do ensaio geral das 17h30, serão disponibilizados os 1/4 restantes de ingressos, direto na bilheteria do teatro. A fila que se formar também servirá para preencher os lugares daqueles que retiraram os ingressos pela Mega Bilheteria, mas não se apresentaram até 15 minutos antes do início do espetáculo.

Também no sábado, uma hora antes do concerto das 20h, serão disponibilizados os 1/4 restantes de ingressos, direto na bilheteria do teatro (avenida Independência, 277, Centro).

Os ingressos retirados com antecedência têm validade até 15 minutos antes de cada concerto e as poltronas remanescentes serão liberadas a quem estiver no teatro no ato das sessões, na fila de espera. Logo, a fila que se formar servirá para preencher os lugares dos que retiraram os ingressos pela internet, mas não se apresentaram até 15 minutos antes do início do espetáculo.

“Optamos por manter a fila de espera, algo que vinha sendo adotado desde 2015, quando a OSP começou a se apresentar no Teatro do Engenho. Mesmo quando as sessões estão esgotadas, há as desistências e procuramos acomodar o público da melhor forma possível”, explica o maestro.

A retirada de ingressos pelo site Mega Bilheteria é uma das novidades da OSP para este ano. Em março, na estreia da Temporada 2019, os 600 bilhetes se esgotaram em 40 minutos para a sessão das 20h, o que motivou a abertura do ensaio geral, às 17h30, cujos 600 ingressos acabaram em uma hora. “O sistema on-line de distribuição se mostrou eficiente e permitiu o acesso aos concertos de mais pessoas da região”, avalia Jamil Maluf.

O programa do concerto de 27 de abril traz duas obras de Richard Wagner: Viagem de Siegfried ao Reno e a Abertura da ópera O Navio Fantasma. Cláudio Micheletti, solista convidado para este mês, executa com a OSP a peça de César Franck, Sonata para Violino e Piano, cuja versão para violino e orquestra foi produzida pelo maestro Jamil Maluf em 2009. O concerto comemora os 50 anos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba).

PASSO A PASSO – Para acessar o www.megabilheteria.com é preciso escolher a cidade, localizar a programação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e clicar em “Faça o login para comprar”. São solicitados e-mail e senha. Após aceitar os “Termos de uso”, a pessoa deve selecionar a poltrona livre e concluir o procedimento. As poltronas são numeradas e cada CPF cadastrado pode retirar até dois ingressos. Um voucher será enviado por e-mail e pode ser apresentado impresso ou na tela de celular na entrada do Teatro, antes do concerto (válido até 15 minutos antes).

A Temporada 2019 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. O patrocínio é das empresas Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. O apoio é da Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, AdesSign, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

DEMAIS CONCERTOS DO 1º SEMESTRE

Maio
Dia 25 – 15h30 e 18h – Teatro Dr. Losso Netto
Dia 26 – 11h – Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo)
O Moldávia, de Smetana
Capricho Espanhol, de Rimsky-Korsakov
Danças Polovetsianas da ópera Príncipe Ígor, de Borodin
Jamil Maluf, regente

29 de junho – 17h30 e 20h
Valsa Mefisto no.1 e Concerto no.2 para Piano e Orquestra, de Franz Liszt
Chopiniana, op.46, de Alexander Glazunov
Lucas Thomazinho, solista (piano)
Gabriel Rhein-Schirato, regente convidado

Imagem: Divulgação

Mais em: OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) e DINO

Mais Acessadas

Início