Saúde

MONTE MOR: Realizará vacinação contra HPV nas escolas municipais

Meninos com idade entre 11 a 14 anos e meninas com idade entre 9 a 14 anos serão vacinados contra HPV nas escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Monte Mor. As doses serão aplicadas somente nos alunos que tiverem autorização concedida pelos pais ou responsáveis. A Vigilância em Saúde iniciará a vacinação no dia 16 deste mês. A previsão é de concluir as atividades em junho. Cerca de cinco mil alunos serão vacinados.

Os pais receberão comunicados sobre a importância da vacina e um termo de autorização. As unidades escolares receberão o cronograma preparado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo da vacina é proteger contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Segundo a enfermeira da Vigilância em Saúde, Cristina Ramos a adesão da vacina em 2018 foi muito abaixo da média, por isso, neste ano a Prefeitura está reforçando a Campanha e facilitando para as famílias levando as equipes de vacinação nas escolas. “Os pais e responsáveis precisam compreender a importância da vacina e permitir que seus filhos fiquem protegidos), destacou Cristina.

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

COMO OCORRE O CONTÁGIO DO HPV?
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Imagem: Divulgação

Mais em: Monte Mor

Mais Acessadas

Início