Exposição

MIS Campinas recebe exposição “Sorriso” a partir de 4 de outubro, próxima quarta-feira

Trabalho contempla fotos, vídeo, gravuras e instalação. Mostra terá vídeo em Libras e visitas mediadas durante a temporada, que vai até 4 de novembro.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas recebe a exposição “Sorriso”, a partir de 4 de outubro, que reúne obras da artista visual Bruno dos Santos. O vernissage será realizado no mesmo dia, a partir das 19h. A entrada é GRATUITA.

“Sorriso” conta com mais de 15 trabalhos em diversas linguagens. O intuito do conjunto produzido foi de criar debates e reflexões acerca do racismo e subjetividades de pessoas negras. O trabalho contempla vídeo, fotografia, gravura e instalação. A exposição contará com vídeos em Libras e haverá visitas mediadas em Libras ao longo da temporada.

O projeto é realizado com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2022.

Durante o período da exposição serão realizadas visitas mediadas e o lançamento de uma publicação. Essa programação será divulgada no Instagram @bocadebru.

Em agosto, o projeto contou com duas oficinas gratuitas, sendo uma de fotografia chamada “Travestilidade, Imagem e Representação”, e a outra, “Introdução à Criação de Documentário”.

Sobre a artista

Bruno dos Santos, paulistana, é artista visual e arte educadora. Reside e atua profissionalmente em Campinas e São Paulo. É graduada em Artes Visuais pela Unicamp e cursa o Mestrado em Poéticas Visuais na mesma instituição. É também aluna da professora Mariana da Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR) de Mestre Topete.

Atualmente, trabalha com mediação no educativo da 35° Bienal de SP e como artista convidada no projeto Xilomóvel. Foi contemplada com o prêmio FICC 2021 e no edital FICC 2022 com o projeto “Sorriso Negro: a arte é raiz”.

Desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos em diversas linguagens, entre elas a fotografia e o vídeo. Através delas, investiga poéticas autobiográficas trabalhando histórias íntimas e coletivas, observando marcadores de raça e gênero. Entre as exposições mais recentes e relevantes estão: “Mesmo estando separados” no Ateliê 397, em São Paulo (2023), e Mostra “Vamo logo que lá fora já tão chamando”, no Museu da Imagem e do Som Campinas (2023).

SERVIÇO

Exposição “Sorriso”

Data: de 4 de outubro a 4 de novembro

Abertura/Vernissage da mostra: 4 de outubro, às 19h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas

Endereço: rua Regente Feijó, nº 859, no centro

Programação de atividades: no Instagram @bocadebru

Imagem: Divulgação – Foto Helen Aguiar /  Mostra traz obras de Bruno dos Santos, artista visual e arte educadora.

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

To Top