Mais de 1 milhão de estudantes do último ano do ensino médio deverão definir sua trajetória profissional neste ano, sendo 747.094 deles localizados em São Paulo.
A decisão sobre qual carreira seguir está se tornando uma das escolhas mais difíceis e, ao mesmo tempo, importante para muitos jovens brasileiros. Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova de admissão à educação superior no Brasil, contou com mais de 5 milhões de inscrições. Dos inscritos, 1.655.721 são estudantes da última série do ensino médio, que enfrentam a responsabilidade de determinar sua trajetória profissional futura. Esse momento decisivo é marcado por desafios significativos e pressões intensas que merecem uma análise cuidadosa.
A escolha de uma carreira pode ser um processo repleto de incertezas. Os jovens se deparam com o dilema de decidir entre seguir suas paixões e interesses ou optar por caminhos que prometem estabilidade financeira. A pressão para tomar a “decisão certa” não vem apenas do próprio desejo de sucesso, mas também de influências externas, como expectativas familiares e normativas sociais.
Angélica Paredes, Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento
Psicopedagógico do (NAAP) da Unimetrocamp Wyden em Campinas, explica que a escolha profissional é um momento decisivo na vida de todos os jovens, e não é diferente para os campineiros. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, a decisão sobre qual carreira seguir se torna ainda mais desafiadora.
“Campinas é como um celeiro de conhecimento, com universidades e centros de pesquisa altamente qualificados. Mas essa riqueza de opções pode gerar uma ansiedade enorme nos alunos: afinal, a escolha da carreira é uma decisão que pode impactar toda a vida. É como se cada curso fosse uma porta para um futuro diferente, e escolher qual abrir é um desafio e tanto. A pressão por uma escolha ‘certa.”
Essa é a realidade de muitos jovens campineiros. A expectativa familiar, a influência dos amigos e a busca por um futuro promissor são fatores que contribuem para essa pressão e, além disso, o alto custo das universidades particulares e a concorrência por vagas nas universidades públicas aumentam a ansiedade em relação à escolha da carreira.
Assim como em outras cidades, os jovens campineiros se deparam com o dilema de escolher entre seguir suas paixões ou optar por áreas com maior estabilidade financeira. A influência do mercado de trabalho local, com destaque para setores como tecnologia, saúde e indústria, também molda as escolhas dos alunos.
“Para lidar com essa pressão e tomar uma decisão mais assertiva, é fundamental que os jovens campineiros invistam em autoconhecimento. Ao conhecer suas habilidades, interesses e valores, fica mais fácil identificar as carreiras que mais se alinham com seu perfil. Na Unimetrocamp, temos o Projeto Vocacionare que está em andamento e consiste na aplicação do teste vocacional ‘Âncoras de Carreira’, análise/feedback dos resultados e orientação profissional do calouro. Isso ajuda a identificar aptidão e afinidade dos alunos aos cursos matriculados”, explica.
Paredes também mostra que a orientação profissional pode ser um grande aliado nesse processo. Psicólogos, orientadores educacionais e profissionais de carreira podem oferecer ferramentas e insights valiosos para ajudar os jovens a tomarem decisões mais conscientes e “a participação em atividades extracurriculares, estágios e projetos de pesquisa também é fundamental para que os jovens explorem diferentes áreas do conhecimento e adquiram experiências práticas”, afirmou.
“A escolha profissional é um processo complexo e individual e não existe uma fórmula mágica para tomar a decisão perfeita. O mais importante é que os jovens se permitam explorar diferentes possibilidades, busquem informações e se conectem com profissionais da área de interesse”, conclui a Professora Angélica Paredes.
Com o Enem 2024 se aproximando, é um momento oportuno para refletir sobre as complexas decisões de carreira enfrentadas pelos jovens. Oferecer apoio e compreensão pode fazer toda a diferença, permitindo que os estudantes escolham um caminho que não apenas garanta segurança financeira, mas também traga realização pessoal e profissional.
Em Campinas, estudantes de escolas públicas e privadas, bem como todos que buscam encontrar uma carreira de sucesso, tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas na Feira de Profissões Wyden 2024. O evento acontece na Unimetrocamp oferece uma série de atividades, incluindo workshops interativos, palestras, oportunidades de networking e experiências práticas, permitindo que os participantes vivenciem diferentes áreas profissionais de forma imersiva. Clique aqui para se inscrever.
SERVIÇO:
Feira de Profissões Wyden 2024
Data: 24 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: das 09:00 às 12:00
Local: Centro Universitário Unimetrocamp Wyden (Rua Doutor Sales de Oliviera, 1661 – Vila Industrial)
Inscrições gratuitas: clique aqui para se inscrever
Informações: @unimetrocampwyden
Imagem: Divulgação – Foto abertura Andre Hunter no Unsplash
Mais em: Centro Universitário UniMetrocamp Wyden e Fibra Comunicação