Saúde

JAGUARIÚNA anuncia primeiros atendimentos especializados a crianças autistas a partir desta quarta(5)

Após a reunião realizada na manhã do dia 20 de maio, entre a Secretaria Municipal de Saúde e um grupo de 12 mães de crianças autistas, a Prefeitura de Jaguariúna anunciou na tarde desta terça-feira, 4 de junho, o primeiro passo concreto para a implantação do Centro de Atendimento ao Autista, conforme havia prometido.

De acordo com a titular da Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a partir desta quarta-feira, 5 de junho, já começam alguns atendimentos especializados aos pacientes autistas de Jaguariúna. “O prefeito Gustavo Reis determinou, nos deu as condições necessárias e é com grande satisfação que anuncio que o Centro de Atendimento ao Autista inicia suas atividades com o atendimento de profissionais de psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia”, disse a secretária de Saúde.

Segundo ela, o atendimento especializado é uma reivindicação antiga das mães de crianças autistas, uma vez que elas enfrentam várias dificuldades. Nas reuniões realizadas – foram duas: a primeira no dia 17 de maio (com profissionais especializados) e a segunda, somente com as mães, no dia 20 do mesmo mês –, ficou acertado que a Prefeitura daria prioridade à implantação de um centro especializado para atender crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), dando atenção, também, às suas famílias.

“Conforme havíamos adiantado, isso foi possível agora por meio da parceria firmada com o Centro de Equoterapia de Jaguariúna, que realizou a adequação de um espaço para esses atendimentos. Os encaminhamentos desses pacientes autistas devem ser entregues na Secretaria de Saúde para a primeira avaliação. Nesta primeira etapa serão atendidas crianças de 8 meses a 8 anos de idade, mas em breve teremos outras boas novidades”, disse a secretária Maria do Carmo.

Reportagem: Aluízio Santana

Imagem: Divulgação

Mais em: Jaguariúna

Mais Acessadas

Início