Cinema

INSTITUTO CPFL: Obra Indicada ao Oscar e Premiada em CANNES é Atração da Mostra Cinema & Reflexão

“Visages, Villages” foi premiada em Cannes e finalista ao Oscar de melhor documentário de 2018.

Filme percorre regiões da França capturando imagens de forma mágica.

Exibições gratuitas acontecem em 25 e 26/04, quarta e quinta-feira, às 19h, no Instituto CPFL.

Nesta semana, a mostra Cinema e Reflexão exibe “Visages, Villages”, um dos mais elogiados documentário dos últimos anos e finalista ao Oscar de melhor documentário de 2018.

“Visages, Villages” (França, 2017, 89 min, 10 anos) retrata a experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes personalidades conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: a cineasta veterana do movimento da Nouvelle Vague Agnès Varda, vencedora do Oscar© honorário pelo conjunto da obra, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por algumas regiões da França, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. O longa-metragem tem participação do diretor Jean-Luc Godard.

Para o crítico e cineasta Eduardo Escorel, o poder de encantamento do filme “tem origem, de um lado, na interação afetuosa entre Varda e JR, que ela chama de ‘amizade à primeira vista’; e de outro na relação cordial que ambos estabelecem com seus personagens ao longo da viagem de dezoito meses através da França, em um pequeno caminhão adaptado como cabine fotográfica e impressora de cópias em grande formato”.

No documentário “sobra espaço para Varda expor, mesmo que indiretamente, seus pensamentos feministas e a maneira de destacar a mulher, seu espaço no mundo, seus pensamentos e sentimentos”, acrescenta o crítico Luiz Santiago.

Multipremiado, “Visages, Villages” foi vencedor do prêmio Olho de Ouro no Festival de Cannes; melhor filme no Festival de Aifa; prêmio do público de melhor documentário no Festival de Toronto; melhor documentário e melhor diretora pela Alliance of Women Film Journalists; melhor documentário nos prêmios Lumière; melhor documentário pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Nova York, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Los Angeles, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de San Francisco, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Toronto, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Boston, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Denver, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Seattle, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Austin, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Vancouver, pela Associação dos Críticos Cinematográficos Online e pela Associação Nacional dos Críticos Cinematográficos (EUA); além do prêmio do público de melhor documentário internacional na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

A mostra Cinema e Reflexão tem curadoria de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. O Instituto CPFL fica à rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. A sala Umuarama abre ao público a partir das 18h.

INSTITUTO CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632
Chácara Primavera, Campinas/SP
CEP 13087-490
Telefone: (19) 3756-8000

Imagens: Divulgação

Mais em: Mostra Cinema & Reflexão

Mais Acessadas

Início