Saúde

Guia da saúde masculina: urologista dá 10 dicas

Dr. Emílio Sebe explica que os homens precisam estar tão atentos com a saúde, quanto às mulheres

Não existem dúvidas de que a mulherada é muito mais atenta ao funcionamento do seu organismo do que os representantes do sexo masculino, o que aumenta e muito as chances de eles desenvolverem alguma doença ou sofrerem com o agravamento das já existentes.

Números divulgados pelo Ministério da Saúde não deixam duvidas dessa diferença. De acordo com um levantamento realizado por ele juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentado em 2015, 71,2% dos entrevistados haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. Das mulheres ouvidas, 78% mencionaram ter ido a uma sessão de rotina, já entre os homens, o índice foi de 63,9%. Outro estudo divulgado também pelo Ministério da Saúde revelou que 51% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso e nesse caso os homens são maioria, correspondendo a 54,5%, enquanto nas mulheres esse índice é de 48,1%.

Todos esses fatores sem dúvida são muito prejudiciais a eles e, por isso, o urologista Dr. Emílio Sebe fala sobre 10 dicas que vão fazer muita diferença na saúde e qualidade de vida dos homens:

  1. Realizar exames de rotina periodicamente, em especial a aferição da pressão arterial, que deve ser feita ao menos uma vez por ano;
  2. Ter uma alimentação saudável;
  3. Manter a carteira de vacinação atualizada;
  4. Pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado por alguma situação de estresse;
  5. Utilizar preservativo nas relações sexuais;
  6. Não subestimar ou tentar tratar sintomas por conta própria;
  7. Realizar consulta com o dentista anualmente;
  8. Praticar exercícios físicos regularmente;
  9. Evitar o cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  10. Conversar sobre problemas e preocupações com a (o) parceira (o), familiares, amigos, profissional de saúde.

EMÍLIO SEBE

Dr. Emílio Sebe é cirurgião especialista em urologia, rins, próstata, prótese e em cirurgias urológicas. Formado pela Faculdade de Medicina de Santos, especializou-se em urologia pela Escola de Medicina Paulista (UNIFESP). Faz parte do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. Atualmente o Dr. Emílio Sebe é sócio fundador da clínica Lifemen onde atualmente exerce a função de diretor médico.

Imagens: Divulgação – abertura FreePik

Mais em: Clínica Lifemen e Rojas Comunicação

Mais Acessadas

Início