Responsabilidade Social

FUNDAÇÃO DOM CABRAL E SAB SELECIONAM 12 PROJETOS SOCIAIS NA ÁREA DA SAÚDE

As três melhores iniciativas serão premiadas com 15 mil reais.

De um lado, a experiência do Instituto SAB em promover ações na área da saúde, do outro, a capacidade e seriedade da Fundação Dom Cabral (FDC) em gerir negócios e capacitar pessoas. Parceiras em outros projetos, as duas entidades unem suas forças e lançam este mês o BASIS uma trilha de capacitação que tem como objetivo ajudar pequenas organizações sociais e iniciativas da sociedade civil aplicadas na área da saúde e que fazem a diferença em comunidades. Através de um edital, 12 iniciativas ou organizações da região Sudeste do país que já desenvolvem ações promovendo o bem-estar de pessoas serão selecionadas. Seus representantes participarão durante oito meses dessa trilha de capacitação desenvolvida pela Fundação Dom Cabral para estruturar, reformular e expandir os projetos. “Nosso trabalho visa contribuir para a disseminação de conhecimento junto às iniciativas de impacto social, oferecendo a elas o desenvolvimento necessário em fundamentos de governança e gestão para promover de forma efetiva melhores resultados em suas ações”, revela Maria Raquel Grassi Ferreira Marques, gerente executiva de Sustentabilidade e Projetos Sociais da Fundação Dom Cabral.

Devido a pandemia, o programa de formação será on-line e os selecionados receberão um notebook contendo o Pacote Office e modem para acesso à internet. “Sabemos das dificuldades estruturais das iniciativas e por esse motivo oferecemos aos participantes toda a estrutura necessária para que o programa seja aproveitado de forma bastante assertiva”, comenta Áurea Barros, superintendente do Instituto SAB.

Quem pode se inscrever? 

Poderão se inscrever gratuitamente, entre os dias 05 e 30 de outubro através do formulário on-line disponível no website www.institutosab.org.br/basis, as organizações que apresentem os requisitos citados anteriormente e que estejam localizadas nos estados da região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). Dentre os inscritos, cabe ao Instituto SAB a missão de eleger 12 que serão acompanhados durante oito meses, sendo que cada uma delas poderá participar com até três pessoas.

Como funciona a trilha de capacitação?

O primeiro passo do trabalho é fazer um diagnóstico da entidade, avaliando como está a sua situação atual. Em seguida, é feita a capacitação dessas pessoas que, neste ano, será realizada através de seis workshops virtuais (monitorias on-line realizadas por professores especialistas em cada um dos temas abordados) e um workshop presencial (encontro presencial de encerramento). Todos são feitos com linguagem acessível para que ninguém deixe de acompanhar. Nesse momento, eles recebem todo tipo de conhecimento financeiro, jurídico e de governança, por exemplo, necessários para gerenciar a organização e fazer com que ela cresça e consiga se colocar melhor no mercado, o que, inclusive, facilita o seu trabalho de conseguir novos apoiadores.

Por fim, é feita uma análise para avaliar como o treinamento está sendo colocado em prática. Além disso, ao final da capacitação, as três iniciativas que se destacarem receberão um apoio do Instituto SAB no valor de 15 mil reais cada uma.

Sobre o Instituto SAB

A Sociedade Assistencial Bandeirantes (SAB) é uma associação privada sem finalidade lucrativa com atuação exclusiva em saúde. Fundada em 07 de maio de 1975 e regida por Estatuto Social. A sua missão é contribuir com a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de excelência em serviços de saúde na área da promoção da saúde.

Sobre a Fundação Dom Cabral 

A Fundação Dom Cabral é uma das dez melhores escolas de negócios do mundo,  segundo ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Em 2019 figurou no ranking como a melhor escola de negócios da América Latina e a melhor do Brasil pelo 14º ano consecutivo. Atua há mais de 40 anos com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Em 2019, mais de 20 mil executivos e gestores de organizações públicas e de empresas de pequeno, médio e grande portes privadas do Brasil e de vários países participaram dos programas da FDC. A instituição tem unidades próprias em Nova Lima (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) e, por meio de seus 27 associados regionais, está presente em quase todos os estados do país.

No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, empreendedores sociais, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance de resultados pretendidos por estas entidades. Entre suas principais preocupações, está o paradoxo que hoje as empresas enfrentam entre prosperidade e progresso social.

Imagens: Divulgação – Foto abertura Marvin Meyer no Unsplash

Mais em: Instituo SAB, Fundação Dom Cabral e Rojas Comunicação

Foto de Kelly Sikkema no Unsplash

Foto de Christopher Boswell no Unsplash

Mais Acessadas

Início