Educação

ERICKA VITTA ASSUME DIRETORIA DAS ESCOLAS DA FUNDAÇÃO ROMI

Ericka Vitta traz para o NEI e CEDIN novos olhares e inspirações acerca do poder transformador da educação.

A Fundação Romi anunciou hoje, 25 de agosto, que Ericka Vitta assume a Diretoria das suas duas escolas: o Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes, e o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, sua escola de Educação Infantil, voltada, prioritariamente, para a assistência de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Nesta nova jornada Ericka vai coordenar uma equipe de, aproximadamente, quarenta profissionais entre educadores, estagiários em Educação e auxiliares administrativos. “Desafios fazem parte do meu DNA, são fontes de energia. Dar continuidade ao trabalho desempenhado pela instituição, aprimorar, crescer e transformar, NEI e CEDIN, em Referências Nacionais em Educação, é minha meta junto aos excelentes profissionais que já fazem parte da Fundação Romi”.

Ericka Vitta é Mestre em Educação na linha de pesquisa “Educação e Tecnologia” pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e, em Educação Sócio Comunitária na linha de pesquisa “Psicologia e Aprendizagem” pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL, além de MBA em “Gestão e Planejamento Estratégico”, pela Universidade Católica de Brasília. Graduada em Pedagogia, acumula também o título de Especialização em “Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional” pela Universidade Católica de Brasília.

“Minha trajetória acadêmica me possibilitou acompanhar os desafios educacionais enfrentados no mundo nas últimas décadas, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Trago na bagagem algumas respostas para os desafios contemporâneos, entre as quais estão resignificar as formas e aprender e ensinar à luz das exigências sociais, políticas e econômicas que estamos vivendo e que certamente nossas crianças e jovens vivenciarão”.

Segundo o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, “não é de hoje que se critica o papel passivo dos estudantes no ensino, baseado em aulas expositivas, lousas, salas fechadas, memorização e repetição de exercícios. O novo aluno, este do século XXI, quer usar seu conhecimento, aplicá-lo e criar relações sobre o que estudou com o contexto no qual está inserido. Este é o papel da educação moderna. Este é o modelo cunhado e institucionalizado pela Fundação Romi há mais de 20 anos. A vinda da Ericka nos enche de expectativas porque sua ideologia, enquanto educadora, vem ao encontro daquilo que acreditamos e empenhamos todos os nossos esforços”.

Acumulando vasta experiência na área de Educação Básica e Universitária em Instituições Públicas e Privadas, com ênfase na produção de conteúdos para cursos relacionados aos processos educativos, gestão escolar, tecnologia educacional, educação à distância, tutoria em EAD, e-learning, educação coorporativa, designer educacional e assessoria pedagógica, seu foco de estudo e pesquisa abrange a Formação Continuada de Professores, Metodologias Ativas da Aprendizagem, Ensino Híbrido, Tecnologias Digitais e Processos Avaliativos de estudantes e docentes da Educação Básica e Superior.

“Vivemos numa sociedade líquida, incerta que clama por profissionais capazes de resolver problemas, que possuam competências socioemocionais e sejam sensíveis aos dilemas mundiais. Nossas crianças e adolescentes estão em formação plena, a escola precisa estar atenta a essas necessidades e esse caminho perpassa a formação docente na qual me especializei nos últimos anos. Espero contribuir para que efetivamente as escolas, NEI e CEDIN, cresçam ainda mais em qualidade, e juntos possamos olhar essa história um dia e nos orgulharmos dos nossos alunos, já como profissionais competentes, repletos de valores éticos, humanos e empreendedores de vida.”

Produtora e tutora dos cursos de formação continuada na modalidade à distância durante os processos de implantação do projeto da Rede Salesiana de Ensino (Brasil), atuando, durante anos, como Coordenadora e Diretora Pedagógica no Colégio Salesiano Dom Bosco (Americana) e Obra Social, além de congressista em vários eventos educativos nacionais e internacionais sobre os desafios educacionais contemporâneos, Ericka Vitta traz para o NEI e para o CEDIN novos olhares e inspirações acerca das reflexões da própria Fundação Romi: o poder transformador da educação. Ericka acredita que sua maior virtude seja a relação que estabelece entre a teoria, a prática e a vivência afetiva que firma com as crianças, os adolescentes e os educadores.

“Minhas expectativas são as melhores, uma vez que a educação promovida pela Fundação Romi, através de suas duas escolas, NEI e CEDIN, é encantadora, inovadora e se alinha perfeitamente com tudo aquilo que acredito sobre o papel da educação na formação e transformação do ser humano”, conclui Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada e Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil.

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é fruto dos mais de 20 anos de experiência da Fundação Romi na área de Educação. Uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de sua própria formação. A proposta pedagógica abrange o currículo oficial do Ministério da Educação além de diversas áreas do conhecimento que, através da interdisciplinaridade e desafios, desenvolvem a autonomia e a capacidade de socialização de seus alunos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei   www.educacaoquetransforma.org.br

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

Mais em: Fundação ROMI

Mais Acessadas

Início