Meio Ambiente

Dia Mundial da Água é celebrado com ações de educação ambiental

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março, a Prefeitura de Campinas, por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), realiza atividades em duas localidades emblemáticas para o tema: no distrito de Joaquim Egídio, região com a maior concentração de nascentes na cidade; e no Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, que será formalizado como o segundo Centro de Educação Ambiental de Campinas.

Em Joaquim Egídio, as atividades para comemorar o Dia da Água começam bem cedo, a partir das 7h30, quando cerca de 200 alunos das escolas estaduais Francisco Barreto Leme e Dr.Thomas Alves (distrito de Sousas) saem em passeata pelas ruas em direção à Estação Ambiental de Joaquim Egídio.

Munidos de cartazes alusivos ao tema “Da nascente à foz: um ciclo que garante a vida”, os estudantes participarão de uma série de atividades como jogos, apresentação de vídeos e outras dinâmicas pedagógicas que levam à reflexão sobre a importância da preservação e recuperação de nascentes para a segurança hídrica de Campinas. O secretário da SVDS, Rogério Menezes, estará presente para discutir o tema com os presentes.

“Das 2.313 nascentes existentes em Campinas, 1.326 (quase 60%) estão concentradas na região da APA Campinas. Por isso, trabalhamos a sensibilização dessa geração para a importância de se preservar e recuperar esses recursos tão caros à vida”, diz Menezes.

Depois de aprenderem a cultivar horta suspensa em garrafas pet, na Estação Ambiental, os estudantes seguem para o “Vila Educa”, espaço de educação ambiental do restaurante Vila Paraíso que, em parceria com a Prefeitura, levará o grupo para fazer trilha por um trecho de mata com nascentes.

Centro de Educação Ambiental

As comemorações do Dia Mundial da Água seguem à tarde, com a formalização do Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, como Centro de Educação Ambiental. Com a ação, o local, administrado pela Sanasa, passará a ter um cronograma de atividades voltadas para a educação ambiental de crianças, jovens e adultos focada no tema água, desde a nascente até o processo de captação e uso consciente.

O evento terá início às 15h e contará com a presença do secretário da SVDS Rogério Menezes, que fará uma palestra a cerca de 100 alunos convidados da escola estadual Professor Pedro Salvetti Filho. Esta será a primeira atividade oficial do Centro de Educação Ambiental Centro de Conhecimento da Água (CEA-CCA).

O CEA-CCA tem por objetivo ser um local educativo e de pesquisa, visando a conscientização da importância da preservação da água e do meio ambiente das bacias hidrográficas entre crianças, jovens e adultos.

Os Centros de Educação Ambiental estão previstos no Plano Municipal de Educação Ambiental, o qual prevê, no mínimo, quatro desses espaços no município. O primeiro deles, na Mata Santa Genebra, foi inaugurado em abril de 2018. O Bosque dos Jequitibás, na região central, também ganhará o status de CEA em breve. Cada espaço educativo desenvolve temas de acordo com a sua vocação.

Imagem: Divulgação

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

Início