Saúde

Conheça o tratamento com alinhadores transparentes que está ganhando espaço no cenário ortodôntico

O Invisalign é a nova febre entre as pessoas que querem manter a discrição ao corrigir os dentes.

Sabe aquele sorriso metálico que era quase exclusividade de crianças e adolescentes e que acompanhou alguns adultos? Ele nem sempre foi confortável ou de aparência atraente, o que acaba mexendo um pouco com a autoestima das pessoas. Mas esse tipo de tratamento pode ficar no passado: tratamentos ortodônticos modernos e tecnológicos e que passam despercebidos já são realidade.

Segundo o ortodontista Djalma Faria, as pessoas estão aderindo ao Invisalign, que são aparelhos removíveis, transparentes e semelhantes as plaquinhas de clareamento dental feitos sob medida. “Além da questão estética, o objetivo do tratamento fazer correções dentárias de forma rápida e sutil” explica o especialista.

Diferente dos aparelhos fixos que podem machucar a boca –  aftas e/ou sangramentos -, os alinhadores transparentes garantem total conforto e estabilidade ao paciente. Mas o uso deve ser de forma correta para que o tratamento funcione. Dúvidas sobre como e quando usar além do tempo certo sempre aparecem. Por isso, o profissional esclarece os questionamentos.

Quem pode usar?

Não existem contraindicações para o uso dos alinhadores, apenas limitações em relação ao quadro do paciente, já que em alguns casos há a dificuldade de tratar certas irregularidades dentárias que impedem o encaixe. “Pessoas com dentição mista, dentes de leite e permanentes, além de adultos podem realizar o tratamento” explica o ortodontista.

Quanto tempo e como usar?

Para o tratamento ter eficácia, é necessário que o paciente utilize o alinhador 20 horas por dia e troque de duas em duas semanas. Ele pode ser retirado para as refeições, na hora da higienização dos dentes ou em alguma ocasião em que o paciente não se sinta confortável em usar. “Lembrando que  quanto mais tempo passar usando, menor será o tempo de tratamento” reforça o ortodontista.

Limpeza

Sempre realizar uma limpeza dos dentes após as refeições e antes de colocar o Invisalign novamente. Esse cuidado irá fazer com que não haja resíduos entre os dentes.

Alimentação 

Diferente dos aparelhos convencionais, não é preciso evitar alguns alimentos duros. Na hora das refeições o aparelho deve ser removido, evitando que se quebre ou machuque a boca do paciente. “A remoção deve ser feita com cuidado e ele deve ser colocado em um local apropriado para que não haja contaminações”, completa o profissional.

Djalma Faria

Djalma Alt Faria Neto é formado em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas, em 1996. Em seguida realizou uma série de especializações com foco em ortodontia, na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade de Campinas (UNICAMP) e em outras universidades de referência no país. No ano de 2015 realizou um curso sobre aplicação de toxina botulínica e preenchimento. No ano de 2019 se especializou em preenchimento Full Face.

O ortodontista é um dos poucos que tem credenciamento do Invisalign Doctor para trabalhar com o sistema de alinhadores, com tecnologia 3D, que vem dos Estados Unidos. Djalma atende atualmente em Campinas e Mogi Guaçu. O dentista trabalha unindo as prevenções e correções dentárias com a estética facial, tudo para criar um “design” harmônico para cada rosto.

Atualmente atende em Campinas e Mogi Guaçu nos endereços: 

Campinas

Rua Aguaçu, 171 – Alphaville, Campinas – SP, 13098-21

Bloco Ipê, sala 114

 

Mogi Guaçu

Rua Manoel de Paula, 33, Capela, Mogi Guaçu

 

Imagens: Divulgação

Mais em: Dr. Djalma Faria e VIRA Comunicação

 

Mais Acessadas

Início