Cultura

CAMPINAS: Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe o espetáculo musical “Escola de Artes Conta Zumbi”, sábado(17)

Obra baseada no texto de Augusto Boal, cuja morte completa 10 anos em 2019.

O criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, escreveu com Gianfrancesco Guarnieri em 1965 o espetáculo “Arena Conta Zumbi”, o primeiro musical brasileiro. Mais de cinquenta anos depois da sua primeira montagem no célebre Teatro Arena de São Paulo, o texto com canções originais de Edu Lobo ganha nova versão sob a batuta do diretor Henrique Dutra e com a Cia Turá do Núcleo Experimental de Teatro da Escola de Artes Augusto Boal da cidade de Hortolândia.

O espetáculo, que narra a luta dos quilombolas de Palmares e sua resistência frente a Portugal, ganha nesta adaptação novos contornos que buscam refletir os dilemas sociais e raciais presentes na sociedade de hoje. Os 15 intérpretes presentes em cena cantam, dançam e tocam, além de dividirem o protagonismo do personagem título da peça. De acordo com o “sistema coringa”, criado por Boal, não há um ator principal, mas diversos atores que incorporam os protagonistas, em um jogo de construção e desconstrução da representação cênica.

Após uma temporada de estreia e apresentações em sua sede na cidade de Hortolândia, o grupo apresentará o espetáculo pela primeira vez na cidade de Campinas na Casa de Cultura Fazenda Roseira, espaço de referência de Patrimônio Material e Imaterial da cultura negra do interior do estado de São Paulo.

Agende-se:

O quê: Escola de Artes Conta Zumbi

Quando: Sábado, dia 17/08 às 18hr

Onde: Casa de Cultura Fazenda Roseira. Rua Domingos Haddad, n° 01, Residencial Parque da Fazenda, Campinas/SP.

Quanto: Entrada FRANCA.

Imagem: Divulgação – Foto Anderson Zotesco.

Mais em: UNICAMPLABORATORIO DE ESTUDOS AUDIOVISUAIS – OLHO

Mais Acessadas

Início