Responsabilidade Social

Ago Social e Fundação FEAC promovem mentoria e fortalecimento de organizações sociais em CAMPINAS

Projeto “Impacto Exponencial” dará financiamento e suporte a duas organizações na gestão e elaboração de um plano de investimento.

Com o objetivo de transformar vidas e gerar um maior impacto na sociedade, a Ago Social e a Fundação FEAC juntaram suas habilidades e conhecimentos na elaboração de um programa de mentoria para o fortalecimento de organizações da sociedade civil (OSC). O Projeto “Impacto Exponencial” vai selecionar duas entidades da cidade de Campinas – SP para receberem suporte de gestão e recursos financeiros que irão estruturar e fazer crescer exponencialmente a instituição e o seu impacto. O programa se inicia em março, terá duração de 20 meses e as entidades selecionadas irão receber um aporte financeiro de até R$120 mil reais cada durante o projeto.

Cerca de 40 OSCs que já passaram por um programa intenso de capacitação foram pré-selecionadas pela FEAC e convidadas a participar do Projeto, que contou com um total de 24 inscritas. Nas próximas etapas, as escolhidas passam por entrevista online com gestores e entrevista presencial. As duas eleitas serão divulgadas a partir do dia 15 de março nas redes sociais da FEAC.

Para o Projeto “Impacto Exponencial”, a Ago Social reuniu a expertise de vários projetos e de uma equipe multidisciplinar para construir junto às OSCs um modelo para guiá-las na melhoria da gestão e na construção do plano de investimento, para desenvolverem a mentalidade de um negócio social, tendo oportunidade de criar algo inovador que possa melhorar sua estrutura e também gerar sustentabilidade financeira. Durante o projeto, as organizações irão passar por etapas de diagnóstico, mapeamento, desenvolvimento da estrutura organizacional, plano de investimento e ações estratégicas, para conseguir identificar as melhores oportunidades de melhoria para cada organização.

Todo o processo será acompanhado diretamente por Carlos Pinotti, gestor de projetos da Ago Social, que conta com 10 anos de experiência no Terceiro Setor, além do cofundador da empresa, Alexandre Amorim, que possui 14 anos de experiência em negócios de impacto social.

Segundo Amorim, “o projeto Impacto Exponencial é uma grande oportunidade para o terceiro setor de todo país, pois estamos criando uma metodologia para exponencializar organizações sociais a ampliarem não somente os atendimentos, como toda a ação de impacto positivo que eles geram na comunidade. É um projeto que será validado e poderá ser replicado em outras organizações futuramente.”

Para Carlos Pinotti, o projeto, que é inédito, vai além de uma formação. “As organizações selecionadas já passaram por vários cursos de capacitação, mas precisam ir além. Elas precisam tirar os seus projetos do papel para fazerem muito mais.”

Para a coordenação da FEAC, que destina investimentos para viabilizar projetos próprios e de outras organizações da sociedade civil, movimentos sociais e grupos populares, visando a promoção humana, a assistência e o bem-estar social, a parceria representa uma excelente oportunidade para as instituições de Campinas. “Nossa expectativa é que possamos caminhar juntos com as OSCs selecionadas para uma transformação na gestão e cultura organizacional, possibilitando a visão de modelo de negócio, para crescerem e terem autonomia”, afirma Nathália Garcia, Coordenadora de Programas da FEAC.

Por meio da monitoria, o Projeto “Impacto Exponencial” pretende fomentar o crescimento do Terceiro Setor, criando uma metodologia que poderá ser aplicada em outros organizações sociais, potencializando territórios vulneráveis, empoderando pessoas e organizações e alcançando um patamar de excelência revolucionário de transformação socioambiental.

Conheça mais sobre a Ago Social:

A Ago é uma escola de impacto que atua em todo o Brasil desenvolvendo pessoas, negócios e organizações socioambientais na geração de impacto social e ambiental. Já foram acelerados e fortalecidos mais de 460 empreendedores e organizações sociais de 22 estados. Esse trabalho também inclui a parceria com grandes empresas, institutos e fundações para levar sustentabilidade financeira e maximizar o impacto positivo de organizações e negócios com propósito.

Conheça mais sobre a FEAC:

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Imagem: Divulgação

Mais em: Ago Social, Fundação FEAC e VIRA Comunicação

Mais Acessadas

To Top