Saúde

A importância do pré-natal em tempos de pandemia

Ginecologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu ressalta que seguir a rotina de consultas e exames é essencial para uma gravidez saudável.

A gravidez é um momento mágico e esperado ansiosamente por muitas mulheres. Além do sentimento de alegria que enche o coração por gerar uma vida, o período também requer  cautela com a saúde da futura mamãe e do bebê que está por vir. Consultas mensais, exames de sangue, ultrassom e uma alimentação adequada fazem parte de um leque de cuidados que se deve ter durante a gestação.

E como cuidar da gravidez em meio a uma pandemia, onde se preza pelo distanciamento social e se orienta a ficar dentro de casa e evitar aglomerações? A gestante pode ir às consultas e fazer os exames normalmente? O novo coronavírus tem gerado várias dúvidas sobre como seguir a rotina de cuidados necessários para uma gestação saudável e o bom desenvolvimento do bebê.

Segundo o médico responsável pelo setor de ginecologia do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, Dr. Sebastião Pinto Júnior, é de extrema importância que a gestante mantenha o pré-natal em dia, em tempos de pandemia. “É importante que a grávida faça o pré-natal para prevenir e fazer a detecção precoce de patologias maternas ou fetais para uma gravidez saudável e um bom desenvolvimento do bebê”, explica.

A rotina do pré-natal diminui os riscos da gestante ter complicações, é por meio dos cuidados mensais – em caso de uma gravidez de baixo risco, e quinzenais – em gravidez de alto risco, que o médico pode controlar o surgimento de doenças que são comuns na gravidez como diabetes gestacional e hipertensão, e também ver a falta de ferro ou vitamina no organismo da gestante e tratar a intercorrência. O ginecologista chama a atenção ainda para que as grávidas tenham seu cartão de gestante em dia, com todos os exames e medicamentos que foram tomados durante a gravidez para possíveis necessidades.

É durante uma consulta que a futura mamãe pode tirar suas dúvidas da gestação, quais alimentos evitar e quais remédios pode tomar. Além de ser orientada sobre o parto normal e cesárea, como acontece a dilatação e cuidados pós parto. “O bate-papo com o médico costumeiramente é bem aguardado, é onde a mulher se tranquiliza que está tudo bem na gestação e com o bebê”, conta o médico.

O ginecologista destaca ainda a importância de fazer todos os exames solicitados pelo médico que acompanha a gestante para saber do desenvolvimento do bebê e se há necessidade de repouso pela gestante para uma gravidez mais tranquila. “Os exames orientam o profissional para saber como a gestante está, se o bebê se desenvolve normalmente, se é preciso algum outro exame mais específico. E no caso da gestante, se ela pode seguir com suas atividades normais ou é preciso manerar”, conclui.

Sem os cuidados de alguém que realmente entende, as gestantes que optam por suspender  rotina do pré-natal  por querer evitar os consultórios médicos e salas de exames podem ter complicações durante a gravidez, já que não é possível saber como a gestação se desenvolve sem seus cuidados de rotina.  Com relação ao coronavírus Doutor Sebastião recomenda que as grávidas continuem se cuidando, e seguindo todos os cuidados da OMS. “Ao sair de casa faça o uso de máscara, utilize sempre álcool gel, evite aglomerações e se preserve nesse momento, saia somente para o necessário. Gestante, faça o pré-natal”, conclui.

Sobre o Hospital São Francisco de Mogi Guaçu

Com mais de 30 anos de história, o Hospital São Francisco teve seu início em 1986 com um grupo de médicos que partilhavam do mesmo objetivo de criar um hospital moderno, com equipamentos inovadores e aliado a um atendimento de qualidade que preza pelo conforto e bem-estar de seus pacientes. O projeto inicial com 35 médicos-sócios hoje conta com mais de 100, além dos 600 funcionários, 7.500 atendimentos no pronto atendimento e as 600 cirurgias realizadas mensalmente.

Imagem: Divulgação – Foto abertura  Foto de Mustafa Omar no Unsplash

Mais em: Hospital São Francisco e VIRA Comunicação

Foto de Jonathan Borba no Unsplash

 

 

 

Mais Acessadas

Início