Para que uma criança se desenvolva em sua totalidade, o estímulo é indispensável – principalmente durante a primeira infância, do zero aos três anos.
Uma pesquisa publicada pela Revista Crescer revelou que o cérebro infantil é duas vezes mais ativo que o adulto. Do zero aos três anos, fase da “primeira infância”, 75% da energia do corpo é utilizada para o desenvolvimento neurológico.
Afinal, nessa idade são criadas 700 mil conexões por segundo. O fenômeno acontece pela ampla expansão do cérebro, que atingirá 87% de seu tamanho adulto ainda neste momento inicial da vida.
É por este motivo que psicólogos e pediatras recomendam estímulos durante esta idade. Segundo dados disponibilizados pela Unicef, Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância, cerca de 30% das crianças não se desenvolvem em sua capacidade pela falta de incentivo dos pais.
Importância dos estímulos
Diante dos dados, fica claro que a primeira infância é primordial. “Uma criança que recebe atenção e estímulos necessários terá uma vida mais saudável, com aprendizados e desenvolvimento acelerado. Esses detalhes fazem toda a diferença”, aponta Ana Sato, sócia-fundadora da UniDoll.
É por isso que a UniDoll, empresa que produz bonecas reborn, investe num dos pilares mais importantes: brincar. “A simbologia envolta nas brincadeiras preparam a criança e também estimulam os sentidos. Ao brincar de boneca, por exemplo, a criança aprende a socializar, compartilhar e também se comunicar de outras formas, como pelo carinho”, diz.
Além disso, segundo terapeutas da Unifesp, a brincadeira ajuda a diminuir angústias e ansiedades, sentimentos que crianças muitas vezes não conseguem traduzir. “O momento da brincadeira vai muito além da diversão. Existe um apoio, de fato, na formação da personalidade e sentidos”, aponta Ana.
Sendo assim, é possível estimular a criatividade e a responsabilidade durante a brincadeira, tornando o momento de aprendizado mais prazeroso. Para finalizar, Ana ressalta: “Sabemos do impacto cognitivo e até mesmo motor durante a brincadeira de uma criança com seu ‘bebê’. Proporcionar esse momento é um presente que pode trazer bons frutos no futuro”, finaliza.
Bonecas reborn
As bonecas reborn UniDoll são importadas e cumprem todas as conformidades estabelecidas pelo Inmetro: isso garante a segurança na brincadeira das crianças e a tranquilidade dos pais.
Reconhecidas pela semelhança a um bebê de verdade, os “bebês” são vendidos via e-commerce e entregues em todo o Brasil. Para tornar a brincadeira ainda mais completa, os “Bebês” acompanham até mesmo fralda, chupeta, mamadeira e certidão de nascimento, sem contar os diversos conjuntos de roupas de cada modelo.
O trabalho de produção é feito de forma artesanal e cuidadosa, pensando em proporcionar momentos de experiência afetiva.
Imagem: Divulgação