Humor

YES. NÓS TEMOS PAMONHA, CACHAÇA E HUMOR GRÁFICO

A 44ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba acontece entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, no Engenho Central. Um dos principais salões de humor gráfico do planeta, o Salão de Piracicaba reúne, nas últimas quatro décadas, o “fino da bola” da charge, do cartum, da caricatura e da tiram produzidas por artistas gráficos nacionais e internacionais. São mais de 40 edições ininterruptas, que fazem um registro histórico de tendências, comportamentos e acontecimentos no Brasil e no mundo. A iniciativa integra o calendário oficial de eventos do município, e é realizado pelo CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), Prefeitura de Piracicaba e SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo).
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar. Em sua primeira edição, o Salão reuniu nomes como Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. Em pleno Regime, com o receio de ter suas portas lacradas no primeiro dia, o Salão ultrapassou todas as expectativas iniciais. Ninguém imaginaria que a partir da terceira edição o evento se tornaria internacional, transformando Piracicaba em uma espécie de capital do humor para a qual anualmente tem os olhos de artistas do mundo inteiro voltados para si.
Em sua edição do ano de 2017, o Salão recebeu 2.773 trabalhos, enviados por 494 artistas de 57 países. Um total 426 obras foram selecionadas – 157 são cartuns, 93 caricaturas, 56 charges, 55 tiras/histórias em quadrinhos, além de 45 trabalhos com a temática sugerida Mobilidade e 20 correspondentes à categoria Saúde Unimed.
As inscrições para o Salão deste ano seguem até 17 de julho. As categorias cartum, caricatura, charge e tiras/HQ tem tema livre, além do prêmio temático, que para este ano foi definido como “Criança” (a criança que já exerce sua cidadania; a criança e suas perguntas difíceis aos adultos; os sinhos infantis; as crianças vítimas da guerra; a exploração do trabalho infantil; a criança como alegria do mundo; a criança e seus brinquedos e brincadeiras – são algumas das abordagens a serem exploradas. O artista gráfico Luis Gê assina o cartaz da edição 2017 do Salão), e dos prêmios Saúde Unimed (para trabalhos com o tema saúde), Prêmio Águas do Mirante (apenas para artistas brasileiros) e Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba (para caricatura).
Após o período de inscrições dos trabalhos, as produções passarão por um rigoroso júri de seleção, que neste ano ficará a cargo de Willian Hussar (cartunista piracicabano), Ricardo Morelato (professor da Universidade Mackenzie), Junião (cartunista), Orlando Pedroso (ilustrador e cartunista), Eduardo Baptistão (caricaturista) e Maria Eugênia (ilustradora).
Compõem o júri de premiação do Salão, que tem na presidência 2017 o artista gráfico José Alberto Lovreto, o Jal, o francês Jean Mulatier (caricaturista), o mexicano Arturo Kemchs (cartunista), Sônia Luyten (professora da Faculdade Cásper Líbero), Tadeu Chiarelli (Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo), Fernando Gonzales (cartunista paulistano), Ariana Nutt (jornalista e comediante do Risadaria) e Raul Fernando Zuleta (cartunista colombiano).
O HUMOR GRÁFICO NA SALA DE AULA
Em sua história de mais de 40 anos, o Salão Internacional de Humor rendeu alguns “filhos”. O mais velho deles existe desde 2002 com o intuito de incentivar o pensamento crítico pelo humor gráfico ainda na infância: o Salãozinho de Humor. Proposto na 30ª edição do Salão, o evento chega em 2017 à sua 15ª edição. Também é organizado aos moldes de um concurso, neste caso exclusivo ao público estudantil.
A participação é dividida em duas categorias: estudantes de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos das redes pública e privada de ensino. Para a inscrição o interessado deve comprovar a sua matrícula e regularidade escolar. São aceitos desenhos inéditos de autoria própria nas linguagens do cartum, charge, caricatura e tiras/HQ.
Como apoio e preparação do Salãozinho de Humor de Piracicaba, três ações simultâneas ao concurso estão previstas no chamado “Projeto Humor na Sala de Aula”: exposições itinerantes com reproduções dos desenhos do acervo de 43 anos do Salão nos pátios das escolas, encontro e bate papo com profissionais da área do desenho gráfico nas escolas diretamente com os alunos e oficinas de capacitação para os professores da rede pública e privada.
Ao longo dos anos de sua realização o número de participantes surpreende – em 2016 foram cerca de 3.200 trabalhos. Além dos números, o Salãozinho vem desempenhando o papel de apresentar uma interessante ferramenta para a prática artística e a reflexão, propondo conhecimentos e descobertas no âmbito educacional. Em 2017, as oficinas de capacitação de professores atendem cerca de 40 professores. Este ano, o Salãozinho de Humor contou com a parceria inédita com Maurício de Sousa, que assinou o cartaz oficial do evento.
GRANDES NOMES DO HUMOR GRÁFICO BRASILEIRO
Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior, entre eles: Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal. Realizado há 44 anos e considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor: um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.
A abertura do Salão Internacional de Humor acontece no próximo dia 26 de agosto e fica até o dia 12 de outubro no Engenho Central, em Piracicaba. A entrada é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Salão, em http://salaointernacionaldehumor.com.br/

Veja mais imagens também na Revista RMV edição do 1ºSemestre/2017.

IMAGEM Destaque: Cartum/2016 Maurício Parra – Colômbia

Outras imagens, da esquerda para a direita:

1.  Alfredo Martirena – Cuba

2. Eder Santos – Brasil

3. Rafael Corrêa – Brasil

Mais Acessadas

To Top