Nilsa M. Souza, autora e nossa colaboradora na seção literatura passou em mais um concurso da Editora Cartola para a Antologia Guerra Fria, com o conto A espião inesquecível.
“Para mim foi uma honra ser escolhida para mais uma antologia da Cartola, que tem como principal objetivo incentivar a literatura nacional.”, disse Nilsa. “Para escrever o conto fiz uma longa pesquisa relacionada e encontrei informações sobre textos que foram descobertos comprovando a existência de espionagem por parte da Tchecoslováquia aqui no Brasil e foi daí que tirei a inspiração para escrever o conto.”, completou Souza.
O projeto conta com a coordenação editorial de Janaina Storfe, responsável pela seleção dos textos, edital e projeto gráfico de Rodrigo Barros, donos da Editora.
Segundo Janaina “A inspiração foi abordar e incentivar autores nacionais a escreverem algo novo, saindo da rota terror-fantasia!
Inúmeras foram as experiências humanas ao longo das mais de quatro décadas em que o planeta foi assolado pela guerra indireta entre capitalistas e comunistas. Pensamos, eu e o Rodrigo, o que podemos despertar de interesse em nossos leitores e escritores neste tema tão vasto? O resultado foi incrível!” Storfe ainda complementou que “São contos maravilhosos! Os autores pesquisaram, escreveram contos incríveis acerca do tema!
Muita coisa boa vem neste livro, Guerra Fria da Cartola Editora! Fui surpreendida com o comprometimento dos autores com este edital! Estou extremamente feliz e satisfeita!”
O livro, que conta com mais de 20 escritores, está em campanha para o financiamento coletivo através do site Catarse.
Para apoiar acesse
https://www.catarse.me/guerrafria
O projeto fica no ar até dia 09/12/2021
Sinopse
A partir do encerramento da Segunda Guerra Mundial, o mundo testemunhou o início de um período de tensão geopolítica entre Estados Unidos e União Soviética, que durou entre os anos de 1947 e 1991. Esse período ficou conhecido como “Guerra Fria”, em razão de nunca ter ocorrido um ataque direto entre as superpotências, ainda que ambas estivessem em lados opostos em conflitos armados como a Guerra do Vietnã e a Guerra das Coreias.
A disputa pela influência política e ideológica caracterizou-se pelo desenvolvimento de um enorme arsenal nuclear, guerra psicológica, campanhas de propaganda, espionagem em missões da CIA e da KGB, embargos econômicos à Cuba, rivalidade olímpica e o avanço tecnológico que levou as superpotências à corrida espacial.
Inúmeras foram as experiências humanas ao longo das mais de quatro décadas em que o planeta foi assolado pela guerra indireta entre capitalistas e comunistas.
Esta antologia traz narrativas de espionagem, guerra e conspirações envolvendo as superpotências e os países em meio a essa disputa.
Contatos:
Twitter: @nilsamaria
Instagram: @nilsamsouza
Imagens: Divulgação
Mais em: Nilsa M. Souza e Cartola Editora