Evento acontece na segunda-feira (2), às 19h, e tem como objetivo orientar e preparar interessados em fazer o procedimento.
O Vera Cruz Casa de Saúde realiza, na primeira segunda-feira de maio (2), às 19h, a segunda palestra gratuita sobre a obesidade e os métodos da cirurgia bariátrica e metabólica da unidade. O evento faz parte do ciclo de palestras, que acontece uma vez ao mês nas dependências do hospital, e é ministrado por uma equipe multiprofissional, para orientar e preparar o paciente tanto do ponto de vista orgânico quanto psicológico. Interessados podem se inscrever, juntamente com um acompanhante, pelo formulário de inscrição.
“Para dar suporte ao paciente, montamos uma equipe completa formada por especialistas necessários em todo o processo. Nossa expectativa é de que, com essa aula, mais pessoas entendam os fatores de risco da obesidade, as indicações para a cirurgia e como são todos os passos do procedimento”, explica o cirurgião Dr. André Canesso Pierro, o criador do projeto e especialista na cirurgia.
A obesidade é definida como uma doença multifatorial, causada pela ingestão excessiva de alimentos, falta de atividade física, tendência genética, fatores hormonais e psicossociais. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 72% no número de obesos no Brasil nos últimos 13 anos, devido a fatores como mudança no estilo de vida, má alimentação e sedentarismo. “A oferta do serviço vai ao encontro da necessidade da população, com mais obesos e uma demanda maior de orientação e acompanhamento de um profissional”, ressalta.
O médico esclarece, ainda, que pessoas com essa condição estão propensas ao surgimento de uma série de outras condições e que diminuir o tempo de espera para a cirurgia bariátrica evita que os pacientes desenvolvam complicações das suas doenças associadas e tenham pioras no quadro. “Podem surgir doenças cardiovasculares; hipertensão arterial; diabetes; alterações hormonais; disfunções sexuais; problemas articulares graves, como hérnias de disco e artroses precoces de quadril e joelhos; doenças respiratórias; apneia do sono; e alguns tipos de câncer, como de útero, mama, intestino grosso, entre outros. O quadro do paciente também pode acarretar sofrimento, com maiores índices de depressão, baixa autoestima, estigmatização social, entre outros problemas”, exemplifica.
A “Cirurgia Bariátrica e Metabólica”, também conhecida como “Cirurgia da Obesidade”, ou, popularmente, como “redução de estômago”, reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. Segundo o especialista, “o conceito metabólico foi incorporado há cerca de dez anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo tratamento/controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso, também chamadas de comorbidades”, esclarece
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a cirurgia bariátrica é indicada para obesos mórbidos e possibilita a perda de 30% a 40% do peso inicial no período de 18 meses. Após esse tempo, o organismo se estabiliza, desde que o paciente continue seguindo o acompanhamento da equipe multiprofissional. “Orientamos o procedimento para obesos mórbidos, ou seja, com o IMC acima de 40 kg/m² há pelo menos dois anos, ou aqueles com IMC entre 35 e 40 kg/m² associado a outras comorbidades como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, esteatose, doença do refluxo, pedra na vesícula, entre outros”, detalha Pierro.
Serviço
Local: Anfiteatro do Vera Cruz Casa de Saúde
Data: Segunda-feira, 2 de maio
Hora: 19h
Endereço: Rua Duque de Caxias, 705 – Centro, Campinas
Inscrição: Gratuita pelo formulário online
Sobre o Vera Cruz Casa de Saúde
Tendo em mente a vocação de excelência de atendimento e conhecendo a confiança da população campineira em um tratamento especializado aliado ao zelo que permeia suas ações humanas, o Vera Cruz Hospital abriu, em maio de 2019, uma unidade onde, anteriormente, ficava a Casa de Saúde Campinas. Desde então, viabiliza a prestação de serviços por meio de ações de melhorias que abrangem desde a recuperação do edifício até adaptações dos quartos e consultórios, atualização dos equipamentos e contratação de pessoal, sem esquecer a relevância e a importância histórica do local. Com quase 800 colaboradores diretos e indiretos nas áreas de apoio (higiene, segurança, recepção e outras), administração (RH e financeiro, por exemplo) e assistenciais (médicos, enfermeiros etc.), o que antes era um hospital distinto pela expertise em especialidades múltiplas — neurologia, cardiologia, maternidade, fisioterapia, entre tantas outras (sendo a única que possui Litotripsia na região) –, passou a ser também notório por aplicar as melhores práticas de combate a epidemias e por sua capacidade de adaptabilidade em tempo recorde, com resultados comparáveis aos melhores serviços do Brasil e do mundo. Desde que se uniu à holding Hospital Care, o Vera Cruz busca a manutenção da excelência dos serviços, o crescimento sustentável da marca e uma padronização dos sistemas de gestão e treinamento de pessoal, abraçando a população de Campinas como um todo.
Imagens: Divulgação – Foto abertura Diana Polekhina no Unsplash
Mais em: Vera Cruz Hospital e WGO Comunicação
Imagem: Divulgação – Fachada Vera Cruz Casa de Saúde / Foto Matheus Campos