O especialista Ricardo Amarante oferece dicas de meditação e energia para aplicar no cotidiano.
Com rotinas cada vez mais agitadas e atarefadas, os brasileiros procuram praticar o autocuidado. Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, durante a pandemia mais da metade da população brasileira – 61,7% buscou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – (Pics), entre elas a meditação. No entanto, por conta da ansiedade nesse período, muitas pessoas não conseguem se “desligar” e relaxar a mente nem por um minuto. O terapeuta Ricardo Amarante dá dicas de como é possível meditar mesmo sendo uma pessoa agitada.
O conceito de meditação é compreendido pelo arquétipo de sentar-se com as pernas cruzadas e ficar em silêncio realizando o processo de inspiração e expiração, porém, a prática oferece outros modelos de aplicá-la, conhecida por meditação ativa, que consiste em movimento e sequência. “As pessoas que são agitadas não conseguem fazer a meditação que é conhecida por todos. Os pensamentos não param, assim como o corpo e suas energias. Para esse perfil, o método indicado é a meditação ativa”, orienta.
Segundo o especialista, os dados da FioCruz revelam que a busca por meditação é feita para reduzir a ansiedade e o estresse, que podem estar relacionados a rotina corrida e o excesso de conteúdo disponível. “As pessoas estão buscando soluções, e uma delas é a meditação. Os jovens que estão em cursos de graduação são os que mais estão buscando essa consciência para buscar o equilíbrio do corpo.”, explica.
O terapeuta ainda afirma que os estudos científicos mostram os benefícios da prática diária, com alívio da ansiedade, melhora da qualidade de vida, redução de sintomas de ataque de pânico, alívio de inflamações crônicas: gastrite, doenças reumáticas, asma e outros. “Existem vários estudos que comprovam que a rotina, principalmente na saúde física, mental e emocional, tornam as pessoas mais centradas, até mesmo na escolha de alimentação, que não é feita com tanta ansiedade”, explica.
Quando a tensão se concentra em algumas partes do corpo podem ocorrer: sensação de peito apertado, dor nos ombros, pescoço travado, entre outros sintomas. Através da meditação com o controle da respiração, movimentos e sons, há a mudança das energias, prática que pode estar aliada a outras terapias como a massagem que ativa o fluxo no corpo e os lugares que estão travados. “É importante fazer a análise de como está se sentindo antes e após a meditação. Quando a energia flui, alguns aspectos são notados, como olhos brilhantes, sorriso no rosto e a pele mais corada”, destaca.
O especialista aponta que, a concentração de energias presas no passado pode causar sofrimento sobre o que deveríamos ter feito. Já, quando se está no futuro, a ansiedade pode se manifestar, e a meditação pode permitir estar no tempo atual auxiliando cada pessoa no cotidiano. “O processo de meditação é trazer a consciência para o presente. A meditação é a prática, e saber com qual cada indivíduo se adapta melhor, leva ao aperfeiçoamento praticando-a com regularidade”, finaliza.
Sobre a Ramarante
A Ramarante nasceu pela necessidade em integrar os conhecimentos de todas as áreas, com o intuito de ajudar as pessoas e as organizações a serem mais felizes tornando-as capazes de transformar o mundo a sua volta em um lugar mais agradável de viver, diminuindo os atritos e desgastes diários os que muitas vezes geram quebras desnecessárias.
Além disso, tem o propósito de ser uma Plataforma de Autoconhecimento. A empresa enxerga a oportunidade de auxiliar as pessoas em um processo de despertar da consciência, através de conteúdos gratuitos, reflexões sobre os sentidos da vida, das questões pessoais, profissionais e de saúde em geral.
Também oferece serviços como aulas de meditação e de práticas corporais, sessões de alinhamento energético, processo de mentoria integral, sessão de renascimento, sessão terapêutica, terapia para terapeutas, além de diversos outros atendimentos podendo ser individuais, em grupos ou em ambientes corporativos, palestras e workshops.
O idealizador Ricardo Amarante é pai e multipotencial. Terapeuta e Instrutor de QI Gong pela Associação Brasileira de Qi Gong para saúde. Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias com especialização em Shangai na China. Especialista em Sustentabilidade, Engenheiro Civil, Empreendedor, Consultor em Desenvolvimento de Novos Negócios e Startups. Formado em Engenharia Civil pela PUC-Campinas, atualmente dá aulas na ESAMC e atua como terapeuta.
Imagem: Divulgação – Foto Dingzeyu Li no Unsplash
Mais em: Ramarante e VIRA Comunicação