Central de triagem de resíduos instalada no evento recebeu o público para ações educativas e de conscientização sobre economia circular, além de troca de materiais recicláveis por brindes.
A 25ª edição do Festival de Verão se destacou não apenas pelas atrações, mas pelo êxito na correta destinação de cerca de 4 toneladas de resíduos para reciclagem – o dobro do montante registrado na edição de 2023. O resultado positivo faz parte das iniciativas sustentáveis conduzidas pela Coca-Cola Brasil, em parceria com o fabricante da região, Solar Coca-Cola, que levaram ao evento a Tenda Sustentável.
Com o apoio de 60 catadores da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) foi possível fazer a correta coleta e destinação dos materiais recicláveis. No local, além do público poder acompanhar em tempo real o processo de separação, era também possível trocar resíduos plásticos por brindes exclusivos e experiências da marca.
“Essa ação não seria possível sem o apoio dos nossos parceiros e, claro, o engajamento do público. E estamos orgulhosos do resultado alcançado neste ano”, destaca Katielle Haffner, Diretora de ESG para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola. “Apoiamos ao longo do ano alguns festivais e, cada vez mais, queremos levar iniciativas como a Tenda Sustentável, inclusive para ampliar a conscientização sobre a importância da economia circular e, claro, contribuir com a inclusão produtiva de catadores por meio da geração de renda. Reforço que, ações como essa, fortalecem o nosso objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável e está alinhado a nossa visão de um “Mundo Sem Resíduos”, no qual temos, entre as metas, dar destinação adequada a 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030”, finaliza a executiva.
Além de fortalecer a conexão e conscientização dos consumidores, a Tenda Sustentável instalada traz o protagonismo para os trabalhadores de reciclagem e minimiza os impactos ambientais. Os pilares são trabalhados também por meio do Recicla Solar, programa de fomento ao desenvolvimento da cadeia da reciclagem da Solar Coca-Cola, com apoio da Coca-Cola Brasil, para a ampliação da coleta e reciclagem de PET contribuindo para a visão de um Mundo Sem Resíduos da The Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de, até 2025, ter 50% de material reciclado compondo as embalagens produzidas pela companhia e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que são colocadas no mercado. O projeto tem contribuído ainda para a geração de empregos, dando protagonismo aos catadores, e ainda assume papel de liderança no crescente fomento à circularidade desses produtos em toda a região em que a Solar Coca-Cola atua, o que corresponde a 70% do território do País.
“A Solar vem construindo um caminho sólido de iniciativas de responsabilidade social na Bahia, desde nosso incentivo às empreendedoras baianas com o Meu Negócio é Meu País, o apoio a ambulantes durante o Natal e no Festival da Virada, até a participação do Recicla Solar no Festival de Verão 2024. Acreditamos que unir a energia positiva desse evento, – onde as pessoas vivem momentos de diversão e lazer –, com o propósito de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados pelo Festival, é uma oportunidade de potencializar a mensagem da economia circular e da geração de renda, selando nosso compromisso com a promoção de um mundo melhor, e reafirmando nosso comprometimento com esse Estado”, explica Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.
Segundo a diretora, nos últimos três anos, o projeto Recicla Solar coletou 20 mil toneladas de resíduos e atualmente está em oito estados brasileiros. A meta para 2025 é coletar mais 15 mil toneladas de resíduos, chegando às 35 mil toneladas.
MÚSICA & ENTRETENIMENTO
Coca-Cola também marcou a programação do festival, com sua plataforma musical, a Coke Studio, que voltou ao Festival de Verão. Assinando a programação do Palco Rua, desta vez recebeu encontros inéditos de DJs e artistas baianos, com nomes como: A Dama, O Kanalha, Illy e Filhos de Jorge. A marca ainda levou ao evento um tobogã exclusivo, que garantiu diversão e experiências únicas aos participantes.
Sobre o Recicla Solar
Para somar esforços ao compromisso World Without Waste, a Solar Coca-Cola, com o apoio da Coca-Cola Brasil, lançou, em 2021, o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo na região de atuação da Solar Coca-Cola. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Norte, com projetos de expansão para mais dois estados. Os resultados já mostram o fortalecimento da economia circular: ao todo, nos últimos três anos, mais de 20 mil toneladas de resíduos foram coletadas, e pelo menos 23% da produção de PET da Solar já utiliza resina reciclada nas embalagens. Até 2025, a meta é alcançar a coleta de 35 mil toneladas de resíduos com destinação correta garantida.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Imagens: Divulgação – Fotos Italo Freitas, abertura Tobogã.
Mais em: Coca-Cola Brasil e Edelman Brasil
Imagem: Divulgação – Tenda Sustentável
Imagem: Divulgação – Tenda Sustentável 2
Imagem: Divulgação – Coke Studio