Iniciativa da Evoluir com apoio da Rhodia adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”.
“Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora às escolas da rede pública de Paulínia (SP).
Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da Rhodia e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa proporciona a 53 educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM com os alunos. Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseada em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de agosto a dezembro e deve beneficiar cerca de 400 estudantes.
“O Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos, desenvolvimento de atividades e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios”, aponta.
“O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”.
“O apoio ao projeto Tinkering, com base na metodologia STEAM, está alinhado ao propósito da Rhodia de levar às comunidades onde mantém atividades industriais e comerciais iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay no Brasil.
“O Tinkering é um projeto muito interessante porque oferece capacitação ao professor para que ele possa fazer atividades junto com seus alunos integrando conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo de uma forma lúdica e agradável, que auxilia no aprendizado”, acrescenta Luciane Nogueira.
“Ao receber a proposta de parceria com a Evoluir no Projeto Tinkering”, já era possível imaginar que seria um trabalho incrível. Ainda assim, do decorrer das formações, a expectativa foi superada. Os profissionais de apoio e de formação, junto com todos os professores participantes, tornaram a experiência ainda mais valiosa, pois atende aspectos importantes de uma Educação que prioriza o protagonismo dos alunos (dos professores também), a vivência, o espírito científico e o aprender fazendo! Há ainda a qualidade dos materiais que foram disponibilizados, que são lindos e adequados à proposta. Assim, enquanto Diretora do Departamento Pedagógico e Coordenação do Centro de Formação da Rede Municipal de Paulínia, deixo registrada nossa gratidão pela parceria, pelas formações, pelos materiais e pelo projeto”, conclui Alessandra Collaço.
Como funciona
O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico.
Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular.
No Tinkering, a metodologia do CDF (Conheça, Desenhe e Faça) tem abordagem inspirada no STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.
Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.
Sobre o Tinkering
Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.
Sobre a Rhodia
A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.
Imagem: Divulgação
Mais em: Tinkering, Rhodia, Evoluir e Novità Comunicação