Brasil participa, no Chile, com uma delegação de 222 pessoas, A competição promove um grande encontro sociocultural esportivo entre 11 países.
Por Ministério do Esporte (MEsp)
Com apoio do Ministério do Esporte, começa, nesta segunda-feira (04/11), em Santiago, a 27ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, maior competição esportiva da América do Sul. O evento contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e de intercâmbio entre jovens de 12 a 14 anos de idade dos 11 países participantes.
Os jogos têm como características a união entre o esporte e o processo educacional, além de fortalecer os laços de amizade e a aceitação de diferentes costumes e práticas sociais por meio do esporte. A competição destina-se a jovens estudantes que frequentam instituições de ensino dos países que compõem o Conselho Esportivo Sul-Americano (Consude).
“É uma das prioridades do Ministério do Esporte, pois o esporte educacional é a base. Não medimos esforços para apoiar a Confederação Brasileira de Desporto Escolar [CBDE] e garantir a participação desses alunos-atletas nos jogos. Tenho certeza de que o primeiro passo já estamos dando, agora é torcer para que o Brasil volte a brilhar como em outras competições”, afirmou o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, que participa da cerimônia de abertura, representando o ministro André Fufuca.
Com uma delegação formada por 222 pessoas, entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica, os atletas competirão no Sul-Americano em 11 modalidades, sendo duas paradesportivas – atletismo adaptado e paranatação – e nove esportivas – atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal e voleibol.
Os atletas que irão competir no Sul-Americano são campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), critério adotado pela CBDE para a convocação da equipe do Brasil. O Sul-Americano reúne 20 mil crianças de 11 países, que participarão de competições nas categorias masculino e feminino.
“Essa competição tem uma importância muito grande, pois vai proporcionar a atletas campeões dos Jogos Escolares Brasileiros, a primeira experiência em uma competição internacional. Quando esses alunos chegarem à fase adulta, tendo na bagagem experiências significativas como essa, será o pontapé para a carreira esportiva das novas gerações de campeões olímpicos”, afirmou o presidente da CBDE, Antônio Hora.
Os Jogos Sul-Americanos promovem um grande encontro sociocultural esportivo entre Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname, países já confirmados para participar do evento.
Imagem: Divulgação
Mais em: Ministério do Esporte (MEsp) e Agência GOV