Projeto Cores do Amanhã levou oficinas, workshops e pintura de muros a escolas públicas, que também receberam gratuitamente exemplares de livro com o registro das ações.
Entre os meses de abril e outubro, o Projeto Cores do Amanhã esteve presente em dez municípios de diferentes Estados do Brasil, levando os temas “Alimentação Saudável”, “Biodiversidade” e “Respeito às Diferenças” a alunos e professores de escolas públicas, alinhados ao uso do grafite como meio de expressão. Totalmente gratuito, o projeto cultural com interações educativas ofereceu oficinas sobre os assuntos aos professores, que incentivaram os alunos a criarem imagens que representassem seus pensamentos sobre a temática, e que puderam ser transformadas em pinturas de grafite em muros de 20 instituições de ensino pelo país.
Dividido em três etapas, o Cores do Amanhã teve início com oficinas ministradas a 172 professores de 154 escolas, que puderam adquirir mais conhecimento sobre uma das temáticas para desenvolver estudos com os alunos em sala de aula:
Incentivados pelos professores, os alunos se dedicaram à criação de ilustrações que retratassem o que aprenderam sobre os temas abordados. Docentes de diferentes disciplinas trabalharam em conjunto para difundir esse conhecimento, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. Com o engajamento de todos, foram mais de 900 desenhos inscritos no Projeto Cores do Amanhã.
Na segunda etapa, duas escolas de cada município ganharam o Dia do Grafite, escolhidas através de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora. Com um total de 138 mil votos, 20 escolas tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras.
Após participarem de um workshop com grafiteiros locais, alunos e professores colocaram a mão na massa – ou nas tintas e sprays – para dar vida às ilustrações selecionadas. As paredes repletas de cores e sentimentos são o resultado desse trabalho em conjunto.
Imagem: Divulgação – Foto Murilo Alves / Horizonte) / Em São José dos Campos (SP), a aluna Brenda Letícia Cardoso posa para a foto com sua arte vencedora, inspirada no tema “Alimentação Saudável”.
Unindo arte, educação e responsabilidade social, o Projeto Cores do Amanhã propõe a reflexão das temáticas e garante o acesso à diferentes formas de arte e expressão, através da pintura coletiva de grafite nos muros das escolas públicas. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos: a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, ressalta Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte Educação.
Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados foi produzido, e mais de 2.600 exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente em todas as escolas participantes.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cores do Amanhã é uma realização da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com as Secretarias Municipais, Regionais e Estaduais de Educação, e contou com o apoio da Bayer, do Instituto CCR e da Basf.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas.
Imagens: Divulgação
Mais em: Projeto Cores do Amanhã e Tamer Comunicação