Artesanato

INDAIATUBA: Mulheres que participaram do curso ‘A Arte de Bordar’ vão seguir se reunindo na Casa da Fraternidade

Além de uma profissão o bordado também serve de elo para a comunidade se unir.

Se depender da empolgação e talento do grupo de mulheres que participou do projeto A Arte de Bordar em Indaiatuba, na Casa da Fraternidade, na última semana, o bordado entrará de vez para a história delas. Isso porque elas pretendem seguir se reunindo todas as terças-feiras para bordar e transformar os ensinamentos aprendidos no curso em uma profissão, na sede da Casa da Fraternidade.

O curso profissionalizante de formação de bordado em pedraria gratuito foi ministrado pela artista Fernanda Nadal, referência nesse segmento no Brasil e exterior. “Vi muita potência e talento na turma. São mulheres muito comprometidas e criativas. Espero que elas sigam praticando e aperfeiçoando e encontrem boas possibilidades no mercado de trabalho”, destaca Fernanda.

Noeli Aparecida de Oliveira conta que pretende transformar os ensinamentos em profissão. “O curso veio em boa hora quando estava entrando num processo de depressão, após ter amputado parte da minha perna. Eu nunca tinha bordado antes, mas consegui aprender não só a técnica quanto as possibilidades que posso usar o bordado. Saio muito motivada dessa experiência”, conta.

Já Nicole Daniel lembra que os primeiros contatos com linha e agulha foram ensinados por sua avó, mas apesar de aprender a bordar ela acabou se especializando na costura. “Pretendo juntar a costura com o bordado pois isso vai valorizar ainda mais o meu trabalho”, destaca.

Claudia Andreeta também conta que conseguiu aprender bastante em uma semana. Seu objetivo é ensinar o que aprendeu para sua filha e traçarem juntas os caminhos no bordado. “O bordado abre muitas possibilidades na nossa vida e eu já sei costurar, mas também sou cozinheira e trabalho com transporte alternativo. Se eu bordar posso estar mais perto da família”, disse.

A fundadora e coordenadora pedagógica da Casa da Fraternidade, Guaraciaba Ferreira Pioltine destaca que esse projeto é muito importante para toda a comunidade pois além de ensinar um ofício ainda trabalha a autoestima dessas mulheres.  “Queremos muito que esse projeto siga inspirando as mulheres da comunidade e que elas se unam pelo bordado e continuem a prática”, destaca.

O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil – edição 01, Pronac 230655, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução, e conta com o patrocínio da empresa John Deere.

Quem é Fernanda Nadal?

A artista Fernanda Nadal, do Atelier & Escola Fernanda Nadal, irá ministrar os dois cursos. Ela atua desde 2004, criando e ensinando a arte de bordar em pedraria, através de projetos criativos que envolvem o universo da arte visual.

Já formou alunas em todo o Brasil e em sete países diferentes: Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Inglaterra e Suécia, com wokshops e cursos.

Fernanda é idealizadora e professora do projeto social Bordado com Amor, e criadora do Clube de Bordado em Pedraria FN, primeiro clube de assinatura nesta área na América Latina.

Em 2021, foi convidada para participar da Exposição “A Arte da Moda”, ao lado de nomes com Dior e Chanel, no Farol Santander, em São Paulo. Em 2019, formou mais de 30 mulheres, muitas delas foram inseridas no mercado de trabalho em menos de 60 dias, após a formação.

Em 2022, mais de 130 mulheres foram capacitadas por Fernanda, via Lei de Incentivo Federal, na cidade de Montenegro/RS. Em 2023, mais de 90 mulheres foram alcançadas pelo trabalho da artista, em João Monlevade/MG, também via Lei de Incentivo Federal.

Imagens: Divulgação

Mais em: Casa da Fraternidade Indaiatuba e Boas Histórias Comunicação

Mais Acessadas

To Top