O Floresta, próximo lançamento da incorporadora foi projetado com elementos capazes de gerar integração entre o ser humano e o verde.
O conceito de biofilia, bastante em voga nos últimos tempos, tem resgatado a integração entre o homem e a natureza, perdido com o passar dos anos nos arranha-céus de São Paulo. Aplicada em projetos residenciais, coorporativos e até mesmo em espaços públicos, a arquitetura biofílica está cada vez mais presente, particularmente nos edifícios que buscam integrar características naturais, como luz ventilação e vegetação. A combinação desses elementos, gera sensação de acolhimento por meio da percepção olfativa, tátil, visual e sonora desenvolvendo uma relação de pertencimento ao indivíduo.
Há 15 anos, a Idea!Zarvos incorpora à cidade projetos únicos, com estética diferente dos padrões repetitivos e com alto potencial de valorização, e não somente há a preocupação em construir. “Pensamos no todo, desde a escolha do profissional que assina o prédio, passando pelos cuidados com o entorno por meio de ações de gentileza urbana, até a valorização do bairro e fomento da economia local”, explica Otavio Zarvos, sócio fundador da Idea!Zarvos.
O próximo lançamento da incorporadora, o Floresta, está situado em um dos bairros mais bucólicos da Metrópole, a Vila Ipojuca e conta com soluções de melhor aproveitamento dos espaços e convívio com o verde. “ Estar próximo à natureza hoje em dia é uma das principais premissas para as famílias que buscam pela aquisição de um imóvel. Investimos no paisagismo com propósito e envolvemos profissionais que estão alinhados com nossas ideias, como Rodrigo Oliveira, um dos paisagistas mais gabaritados do mercado. Ele incluiu a arquitetura biofílica dentro e fora do Floresta, de maneira criativa e genuína”, complementa Zarvos.
“A biofilia na arquitetura agrega conforto visual, além de tornar os espaços purificados. É importante desenvolver a troca diária entre a natureza e o ser humano dentro de casa”, explica Oliveira, que prefere utilizar as espécies tropicais em seus projetos de paisagismo com intuito de valorizar as riquezas brasileiras.
Idealizado pelo trio de arquitetos do escritório MMBB Arquitetura e Urbanismo – reconhecido por sua atuação através de diversos prêmios nacionais e internacional – o Floresta conta com duas torres paralelas, posicionadas há 15 metros de distância uma da outra, de forma a criar um grande jardim central, além disso, houve o cuidado para que as unidades tivessem amplas janelas permitindo a entrada de muita luz, incluído luz solar e ventilação natural – soluções naturais que integram a natureza a construção e diminuem o consumo de energia elétrica.
Consideradas coringas na biofilia, as plantas e vegetações quando bem introduzidas nos ambientes e fachadas, tem a capacidade de trazer o resfriamento natural e purificação do ambiente, além de garantirem visual agradável, sensação de bem-estar e redução do estresse. “Agregar a biofilia nos projetos é uma alternativa viável em busca de construções cada vez mais sustentáveis e que irão reverberar no futuro das cidades ”, finaliza Zarvos.
Sobre Idea!Zarvos
A Idea!Zarvos é a incorporadora responsável pelos projetos mais icônicos da nova arquitetura de São Paulo. Assinados por arquitetos premiados, cada empreendimento é um projeto único, com estética diferente dos padrões repetitivos da cidade e com alto potencial de valorização.
Em 15 anos já são 32 prédios entregues, 10 em obras e 5 lançamentos. Airbnb, Nubank, Quinto Andar e outras dezenas de empresas de economia criativa escolheram edifícios Idea!Zarvos para abrigar seus escritórios. A breve história da Idea!Zarvos comprova que é possível pensar diferente e investir em arquitetura autoral. Todos os edifícios assinados pela incorporadora carregam uma proposta de melhorar o entorno imediato e tornar os bairros mais diversos.
Imagem: Divulgação
Mais em: Idea!Zarvos e Avesani Comunicação