Entenda o impacto dos aromas e saiba qual e como utilizar.
Já parou para pensar em como o tempo passa rápido? Ao olharmos para trás, a sensação é de que uma vida inteira pode ser resumida em um único borrão. A sorte é que em meio a essa velocidade toda existem memórias que ficam cravadas pelo cheiro.
Uma viagem de férias na praia, um almoço em família, um primeiro beijo… Cada lembrança possui um cheiro específico que serve como portal para acesso imediato ao que há de mais profundo na memória, possibilitando que cada um desses momentos sejam revividos em detalhes de novo e de novo.
As fragrâncias fazem muito mais do que agradar o olfato, elas têm o poder de nos conectar com memórias afetivas, ocasiões especiais, sensações e possuem até mesmo a capacidade curativa. A seguir, entenda um pouco mais sobre o impacto dos aromas no bem-estar.
A influência do olfato no paladar
Os mais céticos podem pensar que é bobagem e que o olfato não é algo tão importante assim, mas existe um experimento interessante para provar o contrário. Para isso, basta ter consigo um pacote de balas de goma ou qualquer outra bala mastigável, desde que os sabores contidos na embalagem sejam sortidos.
Rachel Herz, psicóloga e neurocientista cognitiva, especialista reconhecida em psicologia do olfato, da Universidade Brown, recomenda que durante o experimento, cada um dos sabores de bala sejam provados individualmente.
No próximo passo, após experimentar todos eles e saber exatamente quais são os sabores presentes no pacote, é hora de provar tudo de novo. Dessa vez fechando as narinas, respirando somente pela boca. E aí, consegue identificar os mesmos sabores provados anteriormente? Claro que não!
Um teste simples como esse nos dá uma ideia de como o olfato é importante e poderoso, mesmo na degustação de balinhas mastigáveis.
A influência do olfato no registro de memórias
Café da manhã aos sábados em frente à televisão, uniforme de escola recém lavado… Qual é o seu “cheirinho de infância” favorito? A importância dos aromas no registro e acesso à memórias antigas é comprovado cientificamente como você verá adiante.
Pesquisadores reuniram um grupo de idosos suecos, com idade média de 75 anos, e apresentaram a cada um dos indivíduos do grupo três conjuntos de 20 sinais de memória. Esses sinais eram compostos por palavras, figuras e também aromas, e o resultado do estudo foi surpreendente.
De acordo com os pesquisadores, os sinais escritos, ou seja, compostos por palavras, e os sinais visuais tinham a capacidade de trazer à tona memórias da adolescência e juventude. Enquanto isso, os sinais aromáticos conseguiam resgatar lembranças da primeira infância, ou seja, período anterior aos 10 anos de idade.
Ainda, segundo os pesquisadores envolvidos, os idosos descreviam essas lembranças com riquezas de detalhes e emoção, como se estivessem revivendo aquele exato momento em que o cheiro foi sentido pela primeira vez, muitas décadas atrás.
A influência do olfato no bem-estar
Sabendo que o olfato é um super sentido, pois tem o poder de interferir em como sentimos sabores e também no registro de memórias – a partir da primeira infância – é hora de falar sobre o bem-estar. Afinal, existem aromas que podem ter efeitos positivos sobre a mente e corpo, entre elas estão presentes estas 4 essências que além de perfumar, promovem o bem-estar físico e mental:
Especiarias – estimulante cerebral
O cheiro de especiarias está entre os principais grupos aromáticos e envolve a fragrância de canela, cravo, pimenta e suas variações.
De acordo com estudos feitos pela Universidade Jesuíta Wheeling, o principal benefício desse aroma ao bem-estar é a capacidade de agir como um estimulante cerebral, permitindo a melhora das funções cognitivas, incluindo memória e foco.
Aromas cítricos – mais energia
A próxima família aromática é a família dos cítricos e, assim como as especiarias, sua função é dar uma injeção de ânimo na mente, devido ao seu poder revigorante.
Por motivos óbvios, não é recomendado usar esse tipo de aroma em dormitórios, pois ninguém quer ficar agitado na hora de dormir, certo?! Na cozinha, sala de estar e até no escritório os cítricos podem ser mais úteis e cumprirem melhor a sua função.
Lavanda – melhora do sono
Insônia, estresse e sono agitado? Lavanda é o aroma perfeito para auxiliar a resolver essa questão. De acordo com um estudo realizado com 42 pessoas, a essência de lavanda foi responsável por resultados satisfatórios no sono e até na melhora da depressão.
Amadeirados – mais concentração e menos ansiedade
A família dos amadeirados engloba o aroma de pinho e cedro, e seu principal benefício é a redução dos efeitos provocados pela ansiedade. Essa conclusão é de um estudo japonês.
Depois de caminhar por florestas de pinheiros, os participantes do estudo relataram melhora nos sintomas da depressão e também do estresse, além de se sentirem mais relaxados. Boa notícia para quem anda muito agitado!
Sabendo de todos os benefícios dos aromas e a sua influência no bem-estar, que tal entender como utilizá-los no dia a dia? Veja algumas sugestões:
Na casa: distribua aromatizadores nos ambientes da casa, cada um de acordo com a sensação que deseja estimular. Exemplo: lavanda nos quartos;
Nos lençóis e cortinas: existem sprays aromatizadores específicos para serem usados em tecidos, adquira um desses e espirre na casa;
Em si mesmo: existem bons perfumes importados cuja fragrância deriva das famílias aromáticas citadas aqui e que podem impactar no seu bem-estar.
Imagem: Divulgação – FreePik
Mais em: SEO Marketing
Imagem: Divulgação – FreePik