Por Airton Gontow
Se você é desses leitores que acham que o jornalista deve ser imparcial, por favor, não leia esta matéria. Dizem os gaúchos que “Deus fez o mundo em apenas seis dias, porque precisava do resto do ano para caprichar no Rio Grande”. É exatamente por isso que, desde agora, deixo aqui o aviso: esta matéria é escrita por um jornalista gaúcho e porto-alegrense.
Cidade de 1,5 milhões de habitantes e banhada pelo lago Guaíba, Porto Alegre está na região formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e de parte da Argentina e Uruguai. A bela “Capital Mundial dos Gaúchos”, deveria constar no famoso guia “1000 lugares para conhecer antes de morrer”. Na capa!
Surgida a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII – mais precisamente em 1752 -, “Poa” é hoje uma das cidades mais belas e arborizadas do continente. Há cerca de 1,5 milhões de árvores. Uma para cada habitante da cidade!
O município possui cerca de 80 prêmios e títulos que a destacam como umas das melhores capitais do País para se morar, divertir, estudar, trabalhar e fazer negócios. Diversas vezes foi considerada pela ONU como a Metrópole nº1 no Brasil em qualidade de vida. Tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as grandes cidades brasileiras.
Porto Alegre é uma visita obrigatória para quem viaja para o Rio Grande do Sul, mesmo quando o objetivo é conhecer as charmosas cidades de Canela e Gramado ou a fascinante região dos vinhos, com destaque para o Vale dos Vinhedos – na Serra Gaúcha.
Saiba mais na edição de 1ºSemestre/2017 da Revista RMC.