Cinema

OSCAR: últimos dias para inscrever filme que representará Brasil

As inscrições para o processo seletivo que escolherá o longa-metragem brasileiro que disputará uma das vagas entre os indicados ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2018 continuam abertas até às 18h da próxima quinta-feira (31). Os interessados podem inscrever neste link.

No sistema criado pelo Ministério da Cultura, cada inscrito terá disponível 20 GB de espaço na nuvem para o armazenamento do filme. Pela primeira vez todo o processo de inscrição se dará de modo totalmente eletrônico. O novo método serve como uma alternativa mais sustentável e célere, ao dispensar a tramitação de papéis e mídias via Correios. Até mesmo a análise por parte da comissão de jurados, que passará a ser coordenada pela Academia Brasileira de Cinema (ABC), será feita on-line.

Cada produtora ou distribuidora poderá inscrever quantos filmes desejar, portanto, é possível que sob o mesmo CNPJ tenha mais de um filme a ser avaliado. À medida que as inscrições forem habilitadas, a equipe técnica da Secretaria do Audiovisual do MinC irá comunicar à Comissão Especial, para que seus membros possam avaliar os filmes.

Poderão concorrer os filmes que tiverem sido lançados e exibidos inicialmente no Brasil, em sala de cinema comercial, por no mínimo sete dias consecutivos, entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017.

O anúncio do resultado da seleção será feito pela Comissão Especial de Seleção do Oscar 2018 no dia 15 de setembro. A produtora ou distribuidora do filme selecionado terá até às 21h do dia 2 de outubro de 2017 para enviar uma cópia do filme em 35 mm, 70 mm ou DCP, juntamente com os documentos exigidos, para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Mais em: MinC

Mais Acessadas

Início