Economia

Nova associação em BARÃO GERALDO é baseada nos princípios da economia solidária e política de transparência

Inaugurado em 15 de março de 2023, o Instituto Candombá é uma associação sem fins lucrativos, autogerida e cooperada, que se baseia nos princípios da economia solidária. A construção do coletivo iniciou-se com a incubação ao Instituto Chão, em meados de 2019, em São Paulo. O espaço é sediado na Rua Doutor Romeu Tórtima, 533, em Barão Geraldo, próximo ao Colégio Rio Branco.

Assim como o Chão, o Instituto Candombá tem um armazém diverso, com produtos orgânicos, artesanais e sustentáveis, oferecendo grande variedade de hortifruti, grãos, cereais, farinaceos, laticínios, carnes, bebidas e outros produtos de mercearia. Considerando que tudo é revendido pelo preço de custo do produto, a manutenção do projeto depende das contribuições dos frequentadores. Para conseguir se manter, o Instituto calculou o total dos custos dividido pelo total de vendas, que mostra o custo relativo a cada compra, e assim, chega-se ao percentual de 25% do valor da compra como sendo o suficiente para pagar todas as contas. Com 30% do valor, é possível ter alguma reserva para qualquer imprevisto ou necessidade de investimento em infraestrutura ou manutenções para a melhoria do espaço.

Portanto, os valores de prateleira dos produtos são referentes aos custos da mercadoria (valor de nota fiscal mais um percentual de frete e perdas) e o valor final é uma colaboração opcional do frequentador, sendo que 25% é o necessário para a sobrevivência do projeto e 30% seria o ideal para sua manutenção, mas a palavra final fica à critério do frequentador.

O projeto pretende criar um jeito diferente de fazer acontecer, com transparência, produtos acessíveis e uma relação de confiança com seus frequentadores. “Todos os meses serão divulgados nas nossas redes sociais e na lousa da loja nossos números. Assim, trabalhamos de forma transparente, sem exploração de mão de obra e acúmulo de renda, promovendo a consciência crítica e possibilitando maior acesso à produtos orgânicos e sustentáveis”, explica Karina Morelli, associada do Instituto.

Candombá é uma flor endêmica do cerrado brasileiro. É uma planta de caule grosso e fibroso, com grande resistência às queimadas, e produz uma resina que queima muito facilmente, mesmo quando úmida. A planta é extremamente relevante para a população ribeirinha local e suas flores são raras. Apesar de ser inflamável, o candombá não representa perigo para a mata, pois quando ele queima, o fogo não se alastra. Toda essa simbologia e beleza, a utilização da planta pela população que vive em seu entorno, inspirou o projeto a prosseguir e a ter resiliência para continuar em frente.

SERVIÇO

Instituto Candombá

Doutor Romeu Tórtima, 533, em Barão Geraldo, próximo ao Colégio Rio Branco.

@institutocandomba

www.institutocandomba.com.br

Terça a sexta das 9h às 19h

Sábado das 9h às 17h

Domingo das 9h às 14h

Imagens: Divulgação – Foto abertura, uma suculenta e doce ameixa.

Mais em: Instituto Candombá e Karina Juliana Francisco

Mais Acessadas

To Top