Fotografia

Elements, o Calendário Pirelli 2026, de Sølve Sundsbø, é apresentado em PRAGA, na Casa Municipal

O Calendário Pirelli 2026, realizado pelo fotógrafo e diretor norueguês Sølve Sundsbø, foi apresentado hoje na Casa Municipal de Praga.

Chegando à sua 52ª edição, o novo “The Cal”™ explora a conexão entre o ser humano e a natureza. Suas protagonistas são retratadas como encarnações simbólicas dos elementos naturais — terra, ar, fogo e água — mas também de forças mais intangíveis, como energia, éter e luz. “Não quis ser demasiado literal, o Calendário não se limita aos quatro elementos tradicionais. Quis capturar emoções, instintos e estados de espírito que são centrais na vida humana. O anseio de liberdade, a curiosidade, a sede de conhecimento, poderíamos chamá-lo assim. Uma espécie de mistério, imaginação, paixão, o desejo de emancipação, a ligação com a natureza e a nossa relação com o tempo e o espaço. É uma forma de nos conectarmos com algo de onde viemos. Objetivos ambiciosos, mas quis tentar”.

Sundsbø começou a fotografar em abril entre a praia de Holkham, em Norfolk, e a zona rural de Essex, continuando depois o trabalho em estúdio entre Londres e Nova York. E foi no estúdio que, como grande entusiasta da tecnologia e da experimentação, utilizou os sistemas 3D mais avançados para recriar as sugestivas paisagens de Essex e Norfolk — os pores-do-sol, as nuvens. O fogo, a água — como pano de fundo das protagonistas de seu projeto. Cada personagem interpretou um elemento, contribuindo para a construção de seu próprio retrato junto com o fotógrafo, que capturou as emoções e as diferentes características físicas de cada uma.

“Eu quis fotografar mulheres maduras, com experiência e profundidade. Mulheres que respeito profundamente pelo que representam. Algumas delas eu já desejava fotografar há muito tempo, outras são rostos que eu já havia retratado e que quis reinterpretar.”

As 22 fotografias que compõem o Calendário retratam 11 protagonistas do mundo do cinema, da moda, do esporte e da música: a atriz escocesa Tilda Swinton, a atriz britânica Gwendoline Christie, a cantora e compositora FKA twigs, a atriz e cineasta ítalo-americana Isabella Rossellini, a campeã de tênis norte-americana Venus Williams, a estilista e ex-modelo inglesa Susie Cave (que já apareceu nas edições de Clive Arrowsmith de 1991 e de Helmut Newton de 1986, apresentada em 2014), a atriz italiana Luisa Ranieri, a modelo russa Irina Shayk, a modelo e atriz chinesa Du Juan (já presente no Calendário 2008 de Patrick Demarchelier), a top model tcheca Eva Herzigová (presente nas edições de 1996 de Peter Lindbergh e 1998 de Bruce Weber) e a atriz porto-riquenha Adria Arjona.

Entrevista com Sølve Sundsbø

Como surgiu sua paixão pela fotografia?

Do desejo de contar histórias. Nunca fui particularmente bom em escrever ou desenhar, mas sempre quis contar histórias. As primeiras histórias que contei através de imagens eram sobre esquiar: fotografava meus amigos enquanto esquiavam, contando essa história “descendo a montanha”. E depois os shows: quando era jovem, fui a muitos. Queria capturar visualmente aquela emoção para poder compartilhá-la. Para mim, fotografia é isso: contar histórias, comunicar.

Qual foi o seu primeiro pensamento quando lhe convidaram para realizar o Calendário Pirelli 2026?

Senti imediatamente umagrande alegria, porque é um panteão de fotógrafos e é legal fazerpartedessegrupo. É como ser premiado, de certa forma. Então você percebe: “Meu Deus, ganhei esse prêmio” e precisa conquistá-lo. Normalmente, você recebe um reconhecimento por algo que já fez, mas aqui é como se você ganhasse antecipadamente e depois tivesse que realizá-lo. No início, você fica impressionado com as infinitas possibilidades, mas logo começa a pensar em como fazer isso.

Como surgiu a ideia de usar “os elementos” como tema? O que eles representam para você?

Surgiu do desejo de criar uma ligação com a natureza, evitando os clichês habituais. Não queria ambientar as fotos na natureza — embora, pessoalmente, seja onde eu gostaria de estar sempre —, mas transformá-la em algo abstrato e menos previsível. Os elementos são uma síntese disso, desde as primeiras civilizações, a terra, o ar, o fogo e a água representaram uma ferramenta para compreendê-la. Para mim, pareceu natural trabalhar em um contexto em que se pega o “todo” — porque a natureza é tudo — e se destila em algo que pode ser controlado em uma fotografia. Foi daí que surgiu a ideia.

Então, é mais um conceito universal de natureza?

Sim, porque não se trata realmente de terra, nem de fogo, nem de água, nem de vento, nem de nuvens ou flores. Mas é uma forma de nos conectarmos com aquilo de onde viemos.

Nos conte um pouco sobre o processo de criação do Calendário.

O processo começou com uma reflexão sobre como visualizar os elementos. Por exemplo, como se visualiza o vento? O vento é obviamente invisível, a menos que toque em algo. A água, por outro lado, é um elemento que envolve, submerge ou atinge. Portanto, o desafio foi representar visualmente esses elementos na fotografia. Fazer tudo ao ar livre seria muito complexo, devido à quantidade de informações a serem gerenciadas. Por isso, optei por uma abordagem mais simples e levei tudo para o estúdio. Usamos tecnologias avançadas, como enormes paredes de LED, para capturar fragmentos da natureza e recriá-los em um espaço controlado. É claro que também usamos água real, vento real, mas alguns fundos e detalhes foram fotografados ao ar livre e integrados no estúdio. O processo deve levar em conta aspectos muito práticos: inicialmente você acha que pode fazer qualquer coisa, mas depois você quer acima de tudo fazer com que as pessoas se sintam à vontade e apareçam da melhor forma possível. Por exemplo, você não pode acender uma fogueira atrás de alguém, a menos que seja necessário! Por isso, filmamos a fogueira com antecedência e a projetamos no fundo, evitando qualquer risco.

Nos diga um pouco sobre o papel das protagonistas do Calendário. Como você as inseriu nos elementos?

Para algumas, a proposta foi imediata. Mergulhamos Eva [Herzigová] e Susie [Cave] na água. Para Tilda [Swinton], criamos um pequeno mundo em miniatura. Com [FKA] twigs, tivemos uma longa conversa porque ela queria ser envolvida pela areia para se sentir parte da terra. Tudo nasceu das conversas com cada uma das protagonistas. O objetivo era representar a ligação entre a pessoa e o elemento natural, fazendo com que parecessem um todo.

Quais são os outros membros da equipe nesta aventura? Quão importante é para você estar cercado por pessoas de confiança?

Sim, para um projeto como este, desejo trabalhar com pessoas que conheço, com quem posso conversar com sinceridade. Convidei Jerry Stafford para o styling, porque ele é excelente e estimula minha criatividade: basta uma sugestão dele para que eu consiga desenvolvê-la e fazê-la crescer. Este ano, o Calendário ganhou vida também através de imagens em movimento. Tive o prazer de trabalhar com o brilhante diretor de fotografia Benoît Delhomme, que criouas luzesparao filme e, juntos, nós asaperfeiçoamosparaas fotografias. Os cenários foram lindamente criados pelo meu colaborador de longa data Robbie Doig. Para a maquiagem, eu queria trabalhar com Val Garland, com quem colaboro há anos: confio em seu olhar, em suas habilidades e em sua humanidade. Syd [Hayes] é um cabeleireiro extraordinário que sempre faz a coisa certa para a imagem final. Para o design do Calendário, eu queria trabalhar com Greger Ulf Nilson, um designer incrível e um amigo querido. Em Nova York, trabalhamos com Bob [Recine] para o cabelo, James Kaliardos para a maquiagem e Tristan Sheridan como diretor de fotografia. Também trabalho com eles há muito tempo. É importante que haja confiança e que todos trabalhem com o mesmo objetivo: servir à fotografia e criar algo mágico.

O que significa beleza para você?

A beleza é um conceito complexo. Para mim, é oferecer algo quepode não ser imediatamente compreensível, mas que depois pode conquistar você. A beleza é muito subjetiva, é uma palavra carregada de significados: “ela é bonita”, “ele é bonito” — essas percepções mudam com o tempo. Uma coisa é constante: a incerteza sobre o que é interessante. Para mim, a beleza deve ser interessante e também provocativa.

Você vê a fotografia como uma forma de explorar ou como uma necessidade, uma busca ou um desejo?

Acho que a fotografia é um desejo, uma busca, uma paixão. Para mim, significa capturar um momento que tem algo interessante, que vale a pena compartilhar e depois perguntar: “O que você acha? Você acha interessante? Você acha bonito?”. É uma forma de comunicação. Tiro fotos continuamente, sempre, com o celular, com uma pequena câmera. Talvez seja minha maneira de compreender o mundo; assim como um escritor conta uma experiência através da escrita, eu tento compreender o mundo fotografando-o.

Você gostaria de dizer algo às gerações futuras?

Sim, saiam; desliguem-se das telas; vão para fora! Não olhem para o meu trabalho, mas saiam e façam o seu. 

Sølve Sundsbø
Biografia

Sølve Sundsbø consolidou-se como um dos principais criadores de imagens do mundo. Ele fotografou algumas das imagens mais memoráveis e impressionantes dos últimos anos e conquistou respeito por sua visão intransigente e conceitos sobrenaturais, que muitas vezes questionam a percepção da realidade dos espectadores e impulsionaram a evolução da linguagem da moda para além da imagem estática. Sundsbø é famoso por sua versatilidade, tanto por sua mente aberta em relação às novas tecnologias, desde digitalização 3D até retoques pintados à mão, quanto pela amplitude de seu estilo.

Nascido na Noruega em 1970, ele veio para Londres em 1995 para estudar fotografia no London College of Printing. Embora ainda more em Londres com sua esposa e quatro filhos, seu país natal continua a inspirá-lo, e a influência da estética norueguesa, límpida e natural, pode ser vista em muitas de suas fotos.

Suas colaborações comerciais resultaram em imagens e filmes icônicos criados para grandes marcas de moda e beleza, incluindo Bulgari, Cartier, Chanel, Estee Lauder, Giorgio Armani, Gucci, Guerlain, Hermes, Lancome, Louis Vuitton, Narciso Rodriguez, Prada, Thierry Mugler e Tom Ford.

Sundsbø é apaixonado por ver seu trabalho no contexto das revistas e já fotografou uma variedade de editoriais e capas pioneiras. Ele contribui regularmente para a Harper’s Bazaar Italia, i-D, Love, The New York Times Magazine, Numero, Perfect, Re-Edition, V, Vogue Italia e W.

 

História do Calendário Pirelli

“The Cal”™ nasceu como um projeto exclusivo da Pirelli UK Ltd, a subsidiária inglesa do grupo Bicocca, que trabalhava com ampla autonomia. De fato, foram os ingleses que, em busca de uma estratégia de marketing para superar a concorrência doméstica de outras empresas britânicas de pneus, em 1964 contrataram um fotógrafo, o inglês Robert Freeman, retratista dos Beatles, para dar vida, sob a direção de Derek Forsyth, a um projeto totalmente inovador para a época. Assim nasceu um produto editorial refinado e exclusivo, com valores artísticos e culturais que logo foram muito além do campo da moda e do glamour.

Desde então, “The Cal”™ continua a marcar o passar dos meses, oferecendo — através das imagens dos fotógrafos mais aclamados do momento — uma leitura e uma interpretação dos costumes, muitas vezes antecipando novas tendências.

De 1964 a 2026, com algumas interrupções ao longo dos anos, foram publicadas 52 edições do Calendário Pirelli, realizadas por 41 fotógrafos.

As quatro vidas do The Cal™

A história do Calendário Pirelli pode ser dividida em quatro períodos distintos:

  • A primeira década, de 1964 a 1974, que foi seguida por uma longa pausa na publicação (durante nove anos) devido à recessão econômica;
  • A segunda década, de 1984 a 1994, que começa com o renascimento do Calendário e o progressivo retorno à notoriedade;
  • De 1994 a 2015, entre dois séculos, em que o “The Cal” se afirmou como um objeto cult, capaz de ditar tendências;
  • Desde 2016 até hoje, anos em que o Calendário, sempre antecipando tendências, capta novas sensibilidades relacionadas às mudanças culturais e estéticas.
  • A década de 1964 a 1974

Os anos da juventude de “The Cal” foram marcados pelo crescente sucesso dos Beatles, da música rock, da minissaia, mas também pela contestação juvenil e pela mobilização pacifista contra a guerra do Vietnã. O Calendário emancipou-se da sua vocação inicial de gadget corporativo para os principais clientes e tornou-se um objeto exclusivo destinado a poucos destinatários.

As modelos são, em sua maioria, jovens estreantes, fotografadas em praias exóticas e cenários naturais entre os mais sugestivos e exclusivos. Mas, de vez em quando, as imagens patinadas revelam a verdadeira vocação do Calendário, que é estética e cultural ao mesmo tempo: “The Cal”™ aspira a se tornar um símbolo dos tempos que mudam. Assim, em 1968, Harri Peccinotti se inspira nas poesias de Elizabeth Barret Browning, Allen Ginsberg e Ronsard; e, no ano seguinte, o mesmo fotógrafo se recusa a “posar” as modelos para “roubar” as fotos nas praias ensolaradas da Califórnia; em 1972, pela primeira vez, uma fotógrafa mulher, Sarah Moon, quebra alguns tabus de sua época.

O fim das publicações, anunciado em março de 1974, despertou na mídia britânica e internacional um clamor muito maior do que o lançamento, sinal evidente do crescente sucesso do Calendário Pirelli, que continuou a viver na década seguinte em uma série de livros, coleções e antologias publicados em diferentes idiomas. O volume mais famoso sobre os dez anos do “The Cal”™ foi publicado em 1975.

  • A década de 1984 a 1994

Com essas premissas, em 1984, teve início o tão esperado renascimento do Calendário. Liderado pelo novo diretor de arte, Martyn Walsh, que, para retornar às origens, inseriu nas fotografias uma “citação” discreta, quase subliminar, do principal produto do grupo: o pneu.

Nas praias das Bahamas, ao lado das belas modelos fotografadas para o Calendário 1984 por Uwe Ommer, aparece uma marca que para muitos é misteriosa: é o piso do pneu P6, o mais recente lançamento da Pirelli. Uma sombra leve, um desenho apenas sugerido, mas onipresente, uma alusão à tecnologia que permeia nossa época.

Em 1987, Terence Donovan criou o primeiro calendário inteiramente dedicado à Vênus negra: entre as protagonistas, uma Naomi Campbell em início de carreira, com apenas 16 anos. No ano seguinte, em 1988, Barry Lategan insere pela primeira vez um protagonista masculino em uma “vitrine” tradicionalmente reservada às mulheres. Em 1990, Arthur Elgort realiza o primeiro Calendário Pirelli totalmente em preto e branco, dedicado às Olimpíadas e à diretora alemã Leni Riefenstahl.

Em 1993, mais uma vez no final da década e após a mudança na direção do grupo, ocorre uma importante reviravolta. A comunicação da Pirelli impõe-se internacionalmente com campanhas publicitárias de grande sucesso (famosa a do velocista negro Carl Lewis com sapatos vermelhos e salto agulha) e o Calendário torna-se uma das ferramentas-chave para comunicar a imagem renovada do Grupo. A direção artística do Calendário é transferida para a sede em Milão e decide- se abandonar qualquer referência ou citação aos pneus. “The Cal”™ volta assim a ser ele mesmo, pura expressão artística sem restrições ou condicionamentos, exceto os do estilo e do bom gosto. Afinal, a “P longa” é uma marca internacional que não se identifica com uma única família de produtos, mas evoca um amplo espectro de valores e significados, entre os quais se destacam a inovação contínua e a busca pela excelência, elementos que sempre estimularam o Calendário.

  • De 1994 a 2015

Em 1994, Herb Ritts inaugura a nova temporada do “The Cal”™ com um desfile excepcional de top models: Cindy Crawford, Helena Christensen, Kate Moss e Karen Alexander. Seu calendário, intitulado A Homage to Women, pretende registrar em imagens “as mulheres dos anos 90 e seu lugar no mundo: mulheres orgulhosas e sedutoras, belas por dentro”. A partir de então, o talento criativo dos fotógrafos e o charme das modelos tornam-se, ainda mais do que antes, os pilares do sucesso do Calendário Pirelli. Assim, fortalece-se o vínculo com o mundo da moda e do glamour: para as estrelas das passarelas, uma foto no “The Cal” equivale a uma consagração, e a competição entre as jovens estreantes torna-se cada vez mais acirrada.

Entre as protagonistas mais glamourosas das últimas edições do século estão: Christie Turlington e (novamente) Naomi Campbell em 1995 (foto de Richard Avedon); Carré Otis, Eva Herzigova e Nastassja Kinsky em 1996 (foto de Peter Lindbergh); Inés Sastre e Monica Bellucci (primeira modelo italiana) em 1997. Em 1998, Bruce Weber também dedicou algumas fotos a estrelas masculinas do cinema e da música, como Robert Mitchum, John Malkovich, Kris Kristofferson, B.B.King e Bono; Alek Wek e Laetitia Casta são as mulheres símbolo de 1999 de Herb Ritts e de 2000 de Annie Leibovitz.

O século XXI começa com um Calendário Pirelli realizado em Nápoles por Mario Testino, tendo Gisele Bündchen e Frankie Ryder entre as protagonistas. Na edição de 2002, aparecem várias atrizes e duas netas famosas: Lauren Bush (17 anos, neta de George sênior) e Kiera Chaplin (neta do grande Charlie).

O cast de 2003, ainda de Bruce Weber, é particularmente rico: inclui três presenças italianas (Mariacarla Boscono, Eva Riccobono e Valentina Stilla) ao lado de famosas top models como Sophie Dahl, Heidi Klum, Karolina Kurkova e Natalia Vodianova e, novamente, personalidades masculinas do mundo do cinema e do esporte (Alessandro Gassman, Stephane Ferrara, Richie La Montagne).

A edição de 2004, que comemorou o quadragésimo aniversário, concentrou-se nos sonhos e desejos de mulheres famosas como Catherine Deneuve e Isabella Rossellini e contou com a criatividade tecnológica do fotógrafo Nick Knight. O de 2005 é de Patrick Demarchelier, que em seu “O espírito do Brasil” retrata modelos do calibre de Naomi Campbell e jovens estreantes como Adriana Lima nas praias ensolaradas de Ipanema e Copacabana.

A edição de 2006 foi realizada pela experiente dupla anglo-turca Mert e Marcus, no cenário sugestivo dos anos 60 da Costa Azul, e tem como protagonistas mulheres extraordinárias pela beleza e sensualidade, como Jennifer Lopez, Kate Moss e Gisele Bündchen. Em 2007, foi a vez das estrelas. Foram escolhidas cinco das mais conhecidas e apreciadas de Hollywood: Sophia Loren, Penelope Cruz, Hilary Swank, Naomi Watts e a emergente Lou Doillon, fotografadas pela dupla holandesa Ines e Vinoodh Matadin na Califórnia.

O trabalho de Patrick Demarchelier em 2008, que assina pela segunda vez uma edição do “The Cal”™, é o primeiro a ser realizado no continente asiático. Ambientado inteiramente em Xangai, tem um elenco que é uma mistura entre o Ocidente e o Oriente e conta com a atriz chinesa Maggie Cheung e a top model Doutzen Kroes entre as protagonistas.

Em 2009, foi a vez do Botswana, onde o famoso artista Peter Beard imortalizou modelos de renome internacional como Daria Werbowy, Lara Stone e Mariacarla Boscono. Beard, que viveu no Quênia por trinta anos, é um dos maiores intérpretes mundiais do mistério e do fascínio da África. A edição de 2010 é confiada ao fotógrafo americano Terry Richardson, famoso enfant terrible conhecido por seu estilo provocativo e transgressor, que retrata garotas provocantes e despreocupadas como Miranda Kerr, Lily Cole, Rosie Huntington e Ana Beatriz. 2011 é assinado pelo gênio criativo de Karl Lagerfeld, artista, esteta e figura polifacetada. Em seu estúdio parisiense, Lagerfeld dá vida a “Mythology”, um calendário que reflete sua paixão pelas lendas e mitos da mitologia greco-romana. Uma mistura de intérpretes masculinos e femininos, incluindo os modelos Baptiste Giabiconi e Brad Kroenig e a atriz Julianne Moore. O ano de 2012 é confiado a Mario Sorrenti, que escolhe a Córsega para dar vida a “swoon”, o êxtase capturado pelas imagens, com um elenco excepcional como Milla Jovovich, Kate Moss e Isabeli Fontana.

O autor da edição 2013 do “The Cal”™ é Steve McCurry, um dos mais famosos fotojornalistas mundiais que, através das fotos para a Pirelli, soube retratar a transformação social e econômica do Brasil. As protagonistas, nunca retratadas nuas, têm em comum o seu empenho em apoiar organizações não governamentais, fundações e projetos humanitários. Entre elas, a atriz brasileira Sonia Braga, a cantora Marisa Monte, as modelos Adriana Lima, Petra Nemcova e Summer Rayne Oakes. O Calendário 2013 combina a cultura, a economia e a paisagem brasileira com o elemento humano, tendo como pano de fundo as favelas dos bairros históricos do Rio de Janeiro.

Em 2014, para os 50 anos do Calendário Pirelli, foi decidido publicar as fotos que Helmut Newton havia tirado em 1985, mas que, por várias razões, nunca haviam sido divulgadas.

A partir do ano seguinte, 2015, o Calendário toma um novo rumo. Muitos dos temas que eram frequentemente mencionados nas várias edições passam a ser os protagonistas da narrativa dos fotógrafos. Meisel introduz um tema de extrema atualidade, o das modelos “curvy” (Candice Huffine), abrindo de fato uma nova temporada para a estética do Calendário.

  • De 2016 até hoje

Com a edição de 2016, inicia-se uma nova era para o Calendário Pirelli, que dá início a um processo gradual de mudança. Ano após ano, “The Cal”™, sempre antecipando tendências, leva em consideração novas sensibilidades culturais e estéticas, retratando a beleza através de visões muito diferentes.

O primeiro passo é dado por Annie Leibovitz, que para o Calendário 2016 decide representar 13 mulheres escolhidas pelo sucesso alcançado nos mais diversos campos da vida. Diante de sua câmera, posam desde a campeã de tênis Serena Williams até a cantora Patti Smith, da performer e musicista Yoko Ono até a crítica e escritora Fran Lebowitz. Mas também, entre outras, a presidente emérita do Moma, Agnes Gund, a blogueira Tavi Gevinson e a presidente do fundo de investimento Ariel Investment, Melody Hobson.

No ano seguinte, o testemunho passa para Peter Lindbergh que, num momento em que os principais meios de comunicação mundiais retratam as mulheres como embaixadoras da perfeição e da juventude, propõe e defende uma beleza diferente, mais real e verdadeira, por vezes imperfeita, mas capaz de emocionar. Daí o título do Calendário 2017, “Emotional”, fotografado com 14 atrizes internacionais, entre elas Nicole Kidman, Helen Mirren, Penelope Cruz e Uma Thurman. Com a edição de 2017, o mestre alemão se torna o único fotógrafo a ter sido chamado para realizar o Calendário Pirelli por três vezes, depois de 1996, fotografado na Califórnia, no deserto de El Mirage, e 2002, realizado nos estúdios da Paramount Pictures, em Los Angeles.

Em 2018, foi a vez de Tim Walker, que escolheu representar “Alice no País das Maravilhas” com um elenco composto por 18 personalidades, entre emergentes e consagradas, incluindo Naomi Campbell, Whoopi Goldberg e Ru Paul. Alice é interpretada pela modelo Duckie Thot, cuja história pessoal — filha de refugiados sudaneses que se mudaram para a Austrália — a torna a reencarnação ideal da Alice moderna, heroína sem raízes e símbolo de inquietação.

As aspirações e os sonhos das mulheres voltam a ser protagonistas no Calendário 2019. Albert Watson intitula seu Calendário “Dreaming”, porque quer representar, através de quatro pequenos filmes, as histórias de quatro mulheres empenhadas em alcançar seus objetivos. As imagens não são apenas “retratos”, mas imagens cinematográficas que investigam as mulheres protagonistas e sua visão: Gigi Hadid, Misty Copeland, Julia Gardner e Laetitia Casta.

Para o Calendário 2020, o tema é a multifacetada figura feminina. O fotógrafo é Paolo Roversi e o título é “Looking for Juliet”, uma revisitação fotográfica da tragédia shakespeariana. Nove mulheres interpretam Julieta, uma figura simples, mas complicada, ingênua, mas tão apaixonada a ponto de tirar a própria vida por amor. Roversi explora a complexidade do universo feminino através da busca pela “Julieta” presente em cada mulher. Em uma única figura coexistem beleza, força, ternura e coragem, atitudes que emergem dos gestos, das palavras, dos sorrisos, das lágrimas e dos olhos das protagonistas, entre as quais se destacam Emma Watson, Claire Foy, Rosalia, Indya Moore e Christen Stewart.

O Calendário Pirelli 2021 não foi publicado devido à emergência sanitária do coronavírus. Após a suspensão devido à pandemia, a edição de 2022 — que também marca os 150 anos da Pirelli — retorna com as fotos de Bryan Adams de “On The Road”, que imortalizou a vida dos artistas em turnê. Um tema que também retorna na música homônima que o músico canadense escreveu para o Calendário e que foi incluída em um de seus álbuns.

No Calendário 2022, os músicos revivem todos os momentos de suas turnês: da tensão antes da apresentação às pausas entre os ensaios e os shows, das longas viagens de uma cidade a outra à solidão em um quarto de hotel. Experiências vividas pelo próprio Bryan Adams que, pela primeira vez na história do Calendário, não é apenas fotógrafo, mas também parte do elenco, ao lado de figuras como Iggy Pop, Cher, St. Vincent, Grimes e Rita Ora.

Para a edição de 2023, Emma Summerton assina “Love Letters to the Muse”, um calendário que reúne 28 fotos de 14 modelos retratadas com o estilo onírico que caracteriza o trabalho da fotógrafa australiana. Seu calendário retoma o significado original da palavra Musa: quem possui talento na literatura, na ciência e na arte. O Calendário de Emma Summerton, quinta mulher a fotografar “The Cal”™, é uma celebração de mulheres extraordinárias: escritoras, fotógrafas, poetisas e diretoras.

Em 2024, “Timeless” é o Calendário assinado pelo artista visual ganês Prince Gyasi, um dos mais jovens artistas convidados a colaborar com “The Cal™”. Gyasi escolheu imortalizar figuras que, para ele, são capazes de deixar uma marca duradoura e inspirar as gerações futuras, entre elas Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II, rei do histórico Império Ashanti, na África Ocidental.

Em 2025, “Refresh and Reveal”, assinado pelo fotógrafo estadunidense Ethan James Green, marca um retorno contemporâneo à sensualidade e à busca pela beleza, revelada também através do corpo, que caracterizou o Calendário desde o seu nascimento.

A edição de 2026, do fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø, explora a conexão entre o ser humano e a natureza através dos “Elements”. As onze protagonistas são retratadas como encarnações simbólicas dos elementos naturais – terra, ar, fogo e água – mas também de forças mais intangíveis, como energia, éter e luz.

Calendário Pirelli: fotógrafos, locações e modelos

1964          Robert Freeman em Maiorca, Espanha

Jane Lumb, Sonny Freeman Drane, Marisa Forsyth

1965          Brian Duffy em Mônaco e na Riviera Francesa, Sul da França

                  Pauline Dukes, Annabella, Virginia, Pauline Stone, Jeannette Harding

1966          Peter Knapp em Al Hoceima, Marrocos

                  Shirley Ann, Sue

1967          não publicado

1968          Harri Peccinotti em Djerba, Tunísia

Ulla Randall, Elisa Ngai, Pat Booth, Jill La Tour

1969          Harri Peccinotti em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos

1970          Francis Giacobetti em Paradise Island, Bahamas

Alexandra Bastedo, Anak, Pegga, Paula Martine

1971          Francis Giacobetti na Jamaica, Grandes Antilhas

Caileen Bell, Angela McDonald, Kate Howard, Christine Townson, Gail Allen

1972          Sarah Moon em Villa Les Tilleuls, Paris

Suzanne Moncurr, Mick Lindburg, Boni Pfeifer, Inger Hammer, Magritt Rahn, Barbara Trenthan

1973          Brian Duffy em Londres, Inglaterra

Erica Creer, Sue Paul, Nicki Howorth, Kubi, Nicky Allen, Jane Lumb, Kate Howard, Vida, Penny Steel, Kari Ann, Elizabeth, Vicky Wilks

1974          Hans Feurer nas Seychelles, África

Eva Nielson, Kim, Marana, Chichinou, Kathy Cochaux

1975-1983 não publicados

1984          Uwe Ommer nas Bahamas, América Central

Angie Layne, Suzy-Ann Watkins, Jane Wood, Julie Martin

1985          Norman Parkinson em Edimburgo, Escócia

Anna, Cecilia, Iman, Lena, Sherry

1986          Bert Stern em Cotswolds, Inglaterra

Julia Boleno, Jane Harwood, Louise King, Deborah Leng, Suzy Yeo, Beth Toussaint, Gloria, Joni Flyn, Caroline Hallett, Samantha, Juliet, Clare Macnamara

1987          Terence Donovan em Bath, Inglaterra

Ione Brown, Colette Brown, Naomi Campbell, Gillian De Turville, Waris Dirie

1988          Barry Lategan em Londres, Inglaterra

Hugo Bregman, Briony Brind, Victoria Dyer, Nicola Keen, Kim Lonsdale, Sharon MacGorian, Naomi Sorkin, Carol Straker

1989          Joyce Tennyson no Polaroid Studios, Nova York, Estados Unidos

Lisa Whiting, Nicky Nagel, Danielle Scott, Brigitte Luzar, Gilda Meyer-Nichof, Kathryn Bishop, Susan Allcorn, Susan Waseen, Rosemarie Griego, Akura Wall, Gretchen Heichholz, Rebecca Glen

1990          Arthur Elgort em Sevilha, Espanha

Laure Bogeart, Laurie Bernhardt, Christina Cadiz, Anna Klevhag, Florence Poretti, Debrah Saron

1991          Clive Arrowsmith na França

Alison Fitzpatrick, Lynne Koester, Monika Kassner, Paola Siero, Nancy Liu, Katherina Trug, Jackie Old Coyote, Tracy Hudson, Rachel Boss, CaroleJimenez, Saskia Van Der Waarde, Rina Lucarelli, Susie Hardie-Bick

1992          Clive Arrowsmith em Almeria, Espanha

Alison Fitzpatrick, Julienne Davis, Judi Taylor

1993          John Claridge nas Seychelles, África

Christina Estrada, Barbara Moors, Claudie

1994          Herb Ritts em Paradise Island, Bahamas

                  Karen Alexander, Helena Christensen, Cindy Crawford, Kate Moss

1995          Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos

                  Nadja Auermann, Farrah Summerford, Naomi Campbell, Christy Turlington

1996          Peter Lindberg em El Mirage, Califórnia, Estados Unidos

                  Eva Herzigova, Nastassja Kinski, Kristen Mc Menamy, Navia, Carre Otis, Tatjanna Patitz

1997          Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos

                  Honor Fraser, Ling, Cordula, Sophie Patitz, Ines Sastre, Waris Dirie, Anna Klevhag, Monica Bellucci, Gisele, Kristina, Tatiana, Irina, Jenny Shimizu, Marie Sophie, Brandy, Julia Ortiz, Nikki Uberti

1998          Bruce Weber em Miami, Estados Unidos

                  Tanga Moreau, Stella Tenant, Milla Jovovich, Carolyn Murphy, Eva Herzigova, Patricia Arquette, Shalom Harlow, Kristy Hume, Elaine Irwin Mellencamp, Georgina Grenville, Kiara, Rachel Roberts, Daryl Hannah. Guests: Dermot Mulroney, Fred Ward, Ewan Mc Gregor, Dan O’Brien, BB King, Sonny Rollins, Bono, Paul Cadmus, Francesco Clemente, John Malkovich, Kelly Slater, Kris Kristofferson, Robert Mitchum.

1999          Herb Ritts em Los Angeles, Estados Unidos

                  Chandra North, Sophie Dahl, Karen Elson, Michele Hicks, Carolyn Murphy, Shirley Mallmann, Laetitia Casta, Audrey Marnay, Elsa Benitez, Bridget Hall, Angela Lindvall, Alek Wek

2000          Annie Leibovitz em Rhinebeck, Nova York, Estados Unidos

                  Lauren Grant, June Omura, Mireille Radwan-Dana, Laetitia Casta, Alek Wek, Julie Worden, Jacqui Agyepong, Marjorie Folkman

2001          Mario Testino em Nápoles, Itália

                  Gisele Bündchen, Aurelie Claudel, Karen Elson, Rhea Durham, Marianna Weickert, Fernanda Tavares, Angela Lindvall, Ana Claudia Michael, Liisa Winkler, Noemi Lenoir, Frankie Rayder, Carmen Kass

2002          Peter Lindbergh em Los Angeles, Estados Unidos

                  Lauren Bush, Erika Christensen, Amy Smart, Bridget Moynahan, James King, Shannyn Sossamon, Selma Blair, Kiera Chaplin, Brittany Murphy, MonetMazur, Rachel Leigh Cook, Mena Suvari, Julia Stiles

2003          Bruce Weber no Cilento e em Paestum, Itália

                  Jessica Miller, Lisa Steiffert, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Mariacarla Boscono, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Sienna Miller, Alessandra Ambrosio, Rania Raslan, Bridget Hall, Sophie Dahl, Eva Riccobono, Yamila Diaz-Rahi, Filippa Hamilton, Valentina Stilla, Enrico Lo Verso, Alessandro Gassman, Tomasino Ganesh, Marcelo Boldrini, Jak Krauszer, Stephan Ferrara, Ajay Lamas

2004          Nick Knight em Londres, Inglaterra

                  Adina Fohlin, Amanda Moore, Jessica Miller, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Mariacarla Boscono, Esther de Jong, Frankie Rayder, Liberty Ross, Dewi Driegen, Ai Tominaga, Pollyanna McIntosh, Alek Wek

2005          Patrick Demarchelier no Rio de Janeiro, Brasil

                  Adriana Lima, Julia Stegner, Michelle Buswell, Erin Wasson, Marija Vujovic, Fillipa Hamilton, Liliane Ferrarezi, Valentina, Diana Dondoe, Isabeli Fontana, Naomi Campbell

2006          Mert and Marcus em Cap d’Antibes, França

                  Jennifer Lopez, Gisele Bündchen, Guinevere Van Seenus, Kate Moss, Karen Elson, Natalia Vodianova

2007          Inez and Vinoodh na Califórnia, Estados Unidos

                  Sophia Loren, Penélope Cruz, Lou Doillon, Naomi Watts, Hilary Swank

2008          Patrick Demarchelier em Xangai, China

                  Maggie Cheung, Agyness Deane, Lily Donaldson, Du Juan, Doutzen Kroes, Catherine McNeil, Mo Wan Dan, Sasha Pivovarova, Coco Rocha, Caroline Trentini, Gemma Ward

2009          Peter Beard em Abu Camp/Jack’s Camp, Botswana

                  Daria Werbowy, Emanuela De Paula, Isabeli Fontana, Lara Stone, Rianne Ten Haken, Malgosia Bela, Mariacarla Boscono

2010          Terry Richardson na Bahia, Brasil

                  Daisy Lowe, Georgina Stojiljokovic, Rosie Huntington, Eniko Mihalik, Catherine McNeil, Ana Beatriz, Abbey Lee Kershaw, Marloes Horst, Lily Cole, Miranda Kerr, Gracie Carvalho

2011          Karl Lagerfeld em Paris, França

                  Bianca Balti, Elisa Sednaoui, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fontana, Magdalena Frackowiak, Anja Rubik, Abbey Lee Kershaw, Lakshmi Menon, Heidi Mount, Erin Wasson, Natasha Poly, Lara Stone, Daria Werbowy, Iris Strubegger, Jeneil Williams, Baptiste Giabiconi, Sebastian Jondeau, Brad Kroenig, GarrettNegg, Jake Davis

2012          Mario Sorrenti em Murtoli, Córsega, Itália

                  Isabeli Fontana, Natasha Poly, Saskia De Brauw, Lara Stone, Joan Small, Guinevere Van Seenus, Malgosia Bela, Edita Vilkevictiute, Kate Moss, Milla Jovovich, Margareth Made, Rinko Kikuchi

2013          Steve McCurry no Rio de Janeiro, Brasil

                  Isabeli Fontana, Adriana Lima, Sonia Braga, Marisa Monte, Elisa Sedanoui, Petra Nemcova, Hanna Ben Abdesslem, Liya Kebede, Karlie Kloss, Kyleigh Kuhn, Summer Rayne Oakes

2014          Comemoração do 50º aniversário do Calendário, em Milão, na Itália.

                  Calendário de 1986 por Helmut Newton, em Monte Carlo e Chianti Antonia Dell’Atte, Susie Bick, Betty Prado

2015          Steven Meisel em Nova York, Estados Unidos

                  Karen Elson, Anna Ewers, Isabeli Fontana, Gigi Hadid, Candice Huffine,Adriana Lima, Sasha Luss, Cameron Russel, Joan Smalls, Natalia Vodianova, Raquel Zimmerman

2016          Annie Leibovitz em Nova York, Estados Unidos

                  Yao Chen, Natalia Vodianova, Kathleen Kennedy, Agnes Gund e Sadie Rain Hope- Gund, Serena Williams, Fran Lebowitz, Mellody Hobson, Ava Duvernay, Tavi Gevinson, Shrin Neshat, Yoko Ono, Patti Smith, Amy Schumer

2017          Peter Lindbergh em Berlin, L.A., Nova York, Londres e Le Touquet

                  Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright, Zhang Ziyi, Anastasia Ignatova

2018          Tim Walker em Londres, Inglaterra

                  Adut Akech, Adwoa Aboah, Alpha Dia, Djimon Hounsou, Duckie Thot, Jaha Dukureh, King Owusu, Lil Yachty, Lupita Nyong’o, Naomi Campbell, RuPaul, Sasha Lane, Sean “Diddy” Combs, Slick Woods, Thando Hopa, WhoopiGoldberg, Wilson Oryema Zoe Bedeaux

2019          Albert Watson em Miami e Nova York, Estados Unidos

                  Laetitia Casta, Misty Copeland, Julia Garner, Gigi Hadid, Sergei Polunin, Calvin Royal III, Alexander Wang, Astrid Eika

2020          Paolo Roversi em Paris (FRA) e Verona (ITA)

                  Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalìa, Stella Roversi, YaraShahidi, Kristen Stewart, and Emma Watson

2021          não publicado

2022          Bryan Adams em Los Angeles (EUA) e Capri (ITA)

                  Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, IggyPop, Saweetie, St. Vincent, Kali Uchis and Bryan Adams

2023          Emma Summerton em Nova York (EUA) e Londres (ING)

                  Lila Moss, Guinevere van Seenus, Adwoa Aboah, Karlie Kloss, Sasha Pivovarova, Lauren Wasser, Emily Ratajkowski, Cara Delevingne, BellaHadid, Kaya Wilkins, Precious Lee, He Cong, Adut Akech and Ashley Graham

2024          Prince Gyasi em Londres (ING), Acra e Kumasi (Gana)

                  Amoako Boafo, Angela Bassett, Margot Lee Shetterly, Amanda Gorman, Young Prince, Idris Elba, Jeymes Samuel, Marcel Desailly, NaomiCampbell, Prince Gyasi, Tiwa Savage, Teyana Taylor and His RoyalMajesty Otumfuo Osei Tutu II

2025          Ethan James Green em Virginia Keys Beach, Miami, Estados Unidos

                  Simone Ashley, John Boyega, Vincent Cassel, Elodie, Connie Fleming, Ethan James Green, Martine Gutierrez, Hoyeon, Padma Lakshmi, Hunter Schafer, Jenny Shimizu, Jodie Turner-Smith

2026          Sølve Sundsbø em Norfolk e Essex, Londres (ING) e Nova York (EUA)

                  Adria Arjona, Du Juan, Eva Herzigová, FKA twigs, Gwendoline Christie, Irina Shayk, Isabella Rossellini, Luisa Ranieri, Susie Cave, Tilda Swinton, Venus Williams

Imagens: Divulgação – Foto abertura, Venus Williams.

Mais em: Calendário Pirelli 2026 e Néctar Comunicação

Tilda Swinton

Eva Herzigova

Luisa Ranieri

Gwendoline Christie

Isabella Rossellini

Irina Shayk

EvaHerzigova, Solve Sundsbo, MarcoTronchettiProvera, GwendolineChristie, IrinaShayk e VenusWilliam

Mais Acessadas

To Top